Autor |
Froehlich, Elias Siedekum; |
Orientador |
Souza, Marcos Leandro Hoffmann; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2420878841218342; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Aplicação do data mining em uma loja de conveniência, como suporte à tomada de decisão; |
Resumo |
As empresas vêm gerando e acumulando muitos dados, e a atual
transformação da sociedade exige que estas organizações aprendam a lidar
constantemente com os dados. Dados existem sem informações, mas informações só
existem por meio dos dados, e o tipo de relação que uma organização estabelece com
estas informações é fundamental para compreender o comportamento de seus
clientes. Por meio do Data Mining é possível extrair informações a partir da
modelagem e análise dos dados, gerando insights do dia a dia do negócio para uma
melhor decisão dos gestores de uma organização. Baseando-se nisso, este trabalho
busca encontrar na literatura um algoritmo capaz de realizar a tarefa de Market Basket
Analysis, objetivando a geração de regras de associação a partir de uma base de
dados de transações de venda de uma loja de conveniência. Posteriormente, estas
regras geradas são relacionadas aos dias da semana, originando informações úteis
do comportamento diário dos clientes no ponto de venda. Para que as etapas da
mineração de dados sejam atingidas, o trabalho segue a metodologia CRISP-DM,
expondo desde a compreensão do negócio até a avaliação dos resultados. Com a
aplicação das etapas da metodologia e do modelo, foi possível descobrir quais os
produtos que tendem a ser vendidos conjuntamente em determinados períodos da
semana, nos quais estes resultados trazem insights para suportar as tomadas de
decisões dos responsáveis do negócio na busca da diferenciação frente à
concorrência. O estudo comprova que a metodologia e a ferramenta utilizada podem
ser importantes meios para, no atual mercado competitivo, gerar informações de
grande importância às organizações.; |
Abstract |
Companies have been generating and accumulating a lot of data, and the
current transformation of society requires that these organizations learn to constantly
deal with data. Data exists without information, but information only exists through
data, and the type of relationship that an organization establishes with this information
is fundamental to understanding the behavior of its customers. Through Data Mining it
is possible to extract information from the modeling and analysis of data, generating
insights from the day-to-day business for a better decision by the managers of an
organization. Based on this, this work seeks to find in the literature an algorithm
capable of performing the task of Market Basket Analysis, aiming at the generation of
association rules from a database of sales transactions in a convenience store.
Subsequently, these generated rules are related to the days of the week, providing
useful information on the daily behavior of customers at the point of sale. In order for
the data mining stages to be achieved, the work follows the CRISP-DM methodology,
exposing everything from understanding the business to evaluating the results. With
the application of the steps of the methodology and the model, it was possible to
discover which products tend to be sold together in certain periods of the week, in
which these results bring insights to support the decision-making of those responsible
for the business in the search for differentiation in front competition. The study proves
that the methodology and the tool used can be important means to, in the current
competitive market, generate information of great importance to organizations.; |
Palavras-chave |
Data mining; Regras de associação; Market basket analysis; Loja de conveniência; Association rules; Convenience store; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2020-12-03; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11620; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Engenharia de Produção; |