Resumo |
Sabe-se que as organizações apresentam diversos problemas operacionais
internos, seus processos e maquinários muitas vezes antigos, sem procedimentos,
ou seja, uma gestão desatualizada. Devido à falta de treinamentos e conhecimentos
entre as pessoas, acaba que consequências indesejáveis aconteçam nas
organizações. À medida que vão acontecendo mudanças em processos, pessoas e
tecnologias, maior se torna a complexidade nas organizações. Muitas vezes a
complexidade é pensada em números de variáveis em um sistema e de eventos que
ocorrem. Esta forma não seria a mais adequada para o tratamento destes
problemas. Muitas vezes se torna difícil encontrar suas causas e propor alternativas
para solucioná-los. O PS é uma abordagem adequada para solucionar problemas
complexos. Porém, poucos gestores de empresas têm conhecimento sobre esta
abordagem, vista como não acessível e de difícil compreensão. A complexidade
inserida dentro da organização deve ser compreendida com atenção e, pouco da
literatura esta voltada para potenciais usuários de PS. Nesse sentido, ter canais de
divulgação do que está sendo tratado em relação ao PS, como conferências,
interações com os envolvidos e, revisões da literatura. Desta maneira, surgiu a
questão de pesquisa do presente trabalho “O que está sendo pesquisado sobre o
uso do PS em operações?” Assim, essa pesquisa tinha como objetivo geral fazer
uma RSL. A busca resultou em 103 documentos, cujos conteúdos foram analisados
por meio de categorias e códigos. Por fim, a sintetização dos mesmos. A partir das
análises concluídas foi possível identificar que o PS utiliza aspectos adequados para
solucionar problemas complexos nas áreas de manufatura e produção. Por exemplo,
a abordagem holística chamou atenção pelo número de recorrências em
documentos, grande parte tratava da compreensão e mudança de comportamento,
identificação de falhas, comunicação e coletividade nas organizações.; |