Autor |
Kerckhoff, Ana Paula; |
Orientador |
Souza, Marcos Leandro Hoffmann; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2420878841218342; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Market basket analysis utilizando data mining; |
Resumo |
Uma imensa quantidade de dados vem sendo coletada e armazenada pelas
empresas ano após ano. No entanto, a maioria deles não está sendo analisada de
forma a potencializar o negócio. O Data Mining é uma ferramenta que tem por objetivo
analisar bases de dados e extrair informações úteis para gerar insights e auxiliar os
gestores na tomada de decisões. Relacionada a este tema, esta monografia teve
como objetivo encontrar regras de associação entre itens frequentes, analisando uma
base de dados de um supermercado, a partir da Análise da Cesta de Compras. Para
isso, estruturou-se uma estratégia de extração, tratamento e carregamento de dados,
e foi desenvolvido um modelo computacional para ser utilizado no software R para
aplicação do algoritmo apriori. Seguindo o modelo, foram encontrados os itens mais
frequentes da base de dados, bem como as regras de associação e, a partir dos
resultados obtidos, foram propostos quatro combos de venda para o supermercado.
O estudo comprovou que a ferramenta pode se tornar uma grande aliada para tomar
decisões mais assertivas para o negócio. Este trabalho pode ser utilizado como base
para outras pesquisas e, além disso, disponibiliza um modelo que pode ser replicado
em diferentes segmentos.; |
Abstract |
A huge amount of data has been collected and stored by companies year after
year. However, most of them are not being analyzed in order to boost the business.
Data Mining is a tool that is a tool that aims to analyze databases and extract useful
information to generate insights and assist managers in decision making. Related to
this topic, this monograph had as objective to find rules of association between
frequent items, analyzing a database of a supermarket, from the Market Basket
Analysis. For this, a strategy of extraction, treatment and loading of data was
structured, and a computational model was developed to be used in software R for
apriori algorithm application. Following the model, the most frequent item from the
database were found, as well as the association rules and, from the results, four sales
combos were proposed for the supermarket. The study has proven that the tool can
become a great ally to make more assertive decisions for the business. This work can
be used as a basis for further research and, in addition, provides a model that can be
replicated in different segments.; |
Palavras-chave |
Data mining; Market basket analysis; Regras de associação; Algoritmo apriori; Supermercado; Association Rules; Apriori algorith; Supermarket; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-12-06; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11606; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Engenharia de Produção; |