Autor |
Silveira, Lara Souza e Silva Amaro da; |
Orientador |
Becker, Gisele; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8753043020186690; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Diálogos entre arte e moda: a apropriação da performance como potência crítica e transformadora na Moda; |
Resumo |
Este trabalho examina o processo de flexibilização das fronteiras entre
os campos da arte e da moda, suas colaborações no curso da história. Mais
especificamente, procura reconhecer os modos pelos quais a moda se apropria de
princípios da Performance enquanto linguagem híbrida e política, na produção de
desfiles que acompanham as coleções de moda. O estudo apresenta, inicialmente,
uma contextualização dos movimentos artísticos, na pós-modernidade, destacando
as contaminações disciplinares ocorridas. Na sequência, traz uma abordagem
histórico-conceitual acerca da Performance, identificando notadamente a função do
figurino e a dimensão política do caráter efêmero do evento, a partir da análise de
criações performativas de Marina Abramovic, Carolee Schneeman, Francis Alÿs e
Anthea Hamilton. A seguir, o estudo contempla a análise de seis desfiles de moda,
dos criadores Kanye West, Gareth Pugh, Thom Browne, Ronaldo Fraga, Alexander
McQueen, Hussein Chalayan e Jum Nakao, buscando identificar potência
performativa das ações das modelos, do cenário, da luz, da trilha sonora e etc.
Destaca-se assim o poder crítico político que se agrega às coleções de vestuário.
A pesquisa realizada aportou elementos significativos para a concepção da marca
de moda Huile sur Toile, de sua primeira coleção e de seu formato de apresentação.; |
Abstract |
This work examines the process of flexibilization of the borders between the
fields of art and fashion, through their collaborations in the course of history. More
specifically, it seeks to recognize the ways in which fashion appropriates the
principles of Performance as a hybrid and political language in the production of
shows that accompany fashion collections. The study initially presents a
contextualization of artistic movements, in modernity and post-modernity,
highlighting the disciplinary contaminations that have occurred. Furthermore, it
brings a historical-conceptual approach about Performance, notably identifying the
role of the costume and the political dimension of the ephemeral character of the
event, based on the analysis of performative creations by Marina Abramovic,
Carolee Schneeman, Francis Alÿs and Anthea Hamilton. Next, the study
contemplates the analysis of seven fashion shows, by the creators Kanye West,
Gareth Pugh, Thom Browne, Ronaldo Fraga, Alexander McQueen, Hussein
Chalayan and Jum Nakao seeking to identify the performative power of the models'
actions, the scenery, the light, the soundtrack, etc. Thus highlighting the critical
political power that is added to the collections of clothing. The research carried out
contributed significant elements to the foundation of the fashion brand Huile sur
Toile, its first collection and its presentation format.; |
Palavras-chave |
Arte contemporânea; Moda; Performance; Desfile; Contemporary art; Fashion; Performance; Fashion Shows; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2020-12-10; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11579; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Moda; |