Autor |
Goldim, Samanta dos Santos; |
Orientador |
Horn, Bibiana Silveira; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9731415105643926; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O chapéu como protagonista: uma proposta de sistema produto com foco em chapelaria; |
Resumo |
A presente monografia aborda a história do chapéu, do seu surgimento até
sua evolução ao longo dos anos, com o objetivo principal de identificar o momento
em que o acessório caiu em desuso e trazê-lo como protagonista em uma coleção
de moda. Para atingir este objetivo, foram considerados os seguintes objetivos
específicos: (I) identificar a origem do chapéu e analisar sua evolução ao longo da
história; (II) analisar as mudanças de comportamento de consumo da sociedade ao
longo da história da moda, identificando o momento em que o chapéu como
acessório caiu em desuso; (III) desenvolver cenários a partir de ferramentas do
design estratégico para o posicionamento da chapelaria nos dias atuais; (IV) criar
uma marca de chapelaria contemporânea; e (V) projetar um sistema de produto de
moda, trazendo o chapéu como protagonista. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica
e qualitativa, de caráter exploratório. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram
pesquisa bibliográfica e entrevista realizada com dois profissionais renomados na
área de chapelaria e figurino. A partir das informações obtidas, foi possível realizar a
criação de cenários futuros e analisar marcas concorrentes. Foi desenvolvida uma
proposta de marca voltada para a chapelaria, assim como seu sistema
produto/serviço. A coleção é composta por dez modelos de chapéus inspirados na
fauna e na flora do Brasil. Acredita-se que este trabalho poderá vir a contribuir tanto
com o mercado da moda, difundido o uso do chapéu, quanto com a área acadêmica,
visto que não há muitas referências sobre o tema.; |
Abstract |
This monograph talks about the history of the hat, from its emergence to its
evolution over the years, with the main objective of identify the moment when the
accessory fell out of use and bring it as a protagonist in a fashion collection. To
achieve this goal, were considered the following specific objectives: (I) identify the
origin of the hat and analyze its evolution throughout history; (II) analyze the changes
in society's consumption behavior throughout the history of fashion, identifying the
moment when the hat as an accessory fell into disuse; (III) develop scenarios based
on strategic design tools for the positioning of headgear today; (IV) create a
contemporary headwear brand; and (V) design a fashion product system, bringing
the hat as protagonist. It is a bibliographical and qualitative research, with exploratory
character. The data collection techniques used were bibliographic research and
interview with two renowned professionals in the area of headgear and costumes.
From the information obtained, it was possible to create future scenarios and analyze
competing brands. A brand proposal was developed focused on the headgear, as
well as its product/service system. The collection consists on ten models of hats
inspired by the fauna and flora of Brazil. It is believed that this work may contribute to
both the fashion market, the widespread use of the hat and the academic area, since
there are not many references on the subject.; |
Palavras-chave |
Chapelaria; História da moda; Evolução do chapéu; Headgear; Fashion history; Hat evolution; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-12-03; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11577; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Moda; |