RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Language play: an analysis of interactions in context of ESL classroom

Mostrar registro simples

Autor Schmitz, Taís Crestani;
Orientador Corona, Márcia de Oliveira Del;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4855697045554911;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Language play: an analysis of interactions in context of ESL classroom;
Resumo Esta pesquisa aborda Language Play (uso da linguagem com o intuito de brincadeira) (COOK, 1997; COOK, 2000; TARONE, 2000; BELL 2005; BELL, 2011; WARING, 2012), que, apesar de não ser um campo amplamente pesquisado, por ser uma área de estudo consideravelmente recente, tem aspectos positivos para a sala de aula de inglês como língua adicional e para o aprendizado de línguas. LP acontece quando os participantes usam a linguagem com o propósito de diversão. Não serve diretamente para manipular o ambiente nem para formar e manter relacionamentos (COOK, 1997). Pode ser feito em níveis linguístico, semântico e pragmático e seu uso é natural e importante para o ser humano (COOK, 2000). O objetivo dessa pesquisa é compreender como ocorre LP na interação em sala de aula e durante o jogo UNO. Para tanto, o método utilizado foi uma análise qualitativa das interações que ocorrem naturalmente em uma sala de aula de Inglês avançado. Os participantes são duas adolescentes de 13 e 14 anos e sua professora. Os dados foram transcritos à luz da Análise da Conversa e os momentos de Language Play foram identificados e categorizados em três categorias principais: Brincadeira biográfica, Brincadeira de criação e Brincadeira de regras de jogo. Embora essas classificações possibilitem perceber os distintos momentos em que ocorre LP, a maior conclusão dessa pesquisa é a importância do alinhamento entre os participantes, visto que ele potencializa as ocorrências de LP nas interações. Outra contribuição é o entendimento de que há espaço e oportunidades dentro da sala de aula de inglês como língua adicional para o uso de LP, independente de suas taxonomias. O importante é manter o respeito mútuo e preservar os momentos de ensino e aprendizagem.;
Abstract This research paper approaches Language Play (COOK, 1997; COOK, 2000; TARONE, 2000; BELL 2005; BELL, 2011; WARING, 2012), which, despite not being a widely researched field, as it is a considerably recent area of study, has positive aspects for ESL classroom and language learning. LP happens when participants use language with the purpose of enjoyment. It does not serve directly to manipulate the environment nor to form and maintain relationships (COOK, 1997). It can be done through linguistic, semantic and pragmatic levels and it is natural and important to human beings (COOK, 2000). The objective of this research is to understand how LP happens during classroom interaction and game play of UNO. To accomplish it, the method used was a qualitative analysis of naturally occurring interactions that happened in an English advanced classroom. The participants are two teenage girls aged 13 and 14 years old and their female teacher. The data was transcribed in the light of Conversation Analysis and the moments of playful language were identified and categorized, which led to three main categories: Biographical play, Creation play, and Game rules play. Even though these classifications enable us to see the distinct moments in which LP happens, the greatest conclusion of this research is the importance of the role of alignment among the participants, as it has leveraged the occurrences of LP in the interactions. Another contribution is the understanding that there is space and opportunities inside ESL classrooms for the use of LP, no matter its taxonomies. What is important is to maintain mutual respect and to preserve the moments of teaching and learning.;
Palavras-chave Language play; ESL; Classroom interaction; Conversation analysis; Inglês como língua adicional; Interação em sala de aula; Análise da conversa;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-07-05;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11568;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística