Autor |
Schmitz, Taís Crestani; |
Orientador |
Corona, Márcia de Oliveira Del; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4855697045554911; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Language play: an analysis of interactions in context of ESL classroom; |
Resumo |
Esta pesquisa aborda Language Play (uso da linguagem com o intuito de
brincadeira) (COOK, 1997; COOK, 2000; TARONE, 2000; BELL 2005; BELL, 2011;
WARING, 2012), que, apesar de não ser um campo amplamente pesquisado, por
ser uma área de estudo consideravelmente recente, tem aspectos positivos para a
sala de aula de inglês como língua adicional e para o aprendizado de línguas. LP
acontece quando os participantes usam a linguagem com o propósito de diversão.
Não serve diretamente para manipular o ambiente nem para formar e manter
relacionamentos (COOK, 1997). Pode ser feito em níveis linguístico, semântico e
pragmático e seu uso é natural e importante para o ser humano (COOK, 2000). O
objetivo dessa pesquisa é compreender como ocorre LP na interação em sala de
aula e durante o jogo UNO. Para tanto, o método utilizado foi uma análise qualitativa
das interações que ocorrem naturalmente em uma sala de aula de Inglês avançado.
Os participantes são duas adolescentes de 13 e 14 anos e sua professora. Os dados
foram transcritos à luz da Análise da Conversa e os momentos de Language Play
foram identificados e categorizados em três categorias principais: Brincadeira
biográfica, Brincadeira de criação e Brincadeira de regras de jogo. Embora essas
classificações possibilitem perceber os distintos momentos em que ocorre LP, a
maior conclusão dessa pesquisa é a importância do alinhamento entre os
participantes, visto que ele potencializa as ocorrências de LP nas interações. Outra
contribuição é o entendimento de que há espaço e oportunidades dentro da sala de
aula de inglês como língua adicional para o uso de LP, independente de suas
taxonomias. O importante é manter o respeito mútuo e preservar os momentos de
ensino e aprendizagem.; |
Abstract |
This research paper approaches Language Play (COOK, 1997; COOK, 2000;
TARONE, 2000; BELL 2005; BELL, 2011; WARING, 2012), which, despite not being
a widely researched field, as it is a considerably recent area of study, has positive
aspects for ESL classroom and language learning. LP happens when participants
use language with the purpose of enjoyment. It does not serve directly to manipulate
the environment nor to form and maintain relationships (COOK, 1997). It can be done
through linguistic, semantic and pragmatic levels and it is natural and important to
human beings (COOK, 2000). The objective of this research is to understand how LP
happens during classroom interaction and game play of UNO. To accomplish it, the
method used was a qualitative analysis of naturally occurring interactions that
happened in an English advanced classroom. The participants are two teenage girls
aged 13 and 14 years old and their female teacher. The data was transcribed in the
light of Conversation Analysis and the moments of playful language were identified
and categorized, which led to three main categories: Biographical play, Creation play,
and Game rules play. Even though these classifications enable us to see the distinct
moments in which LP happens, the greatest conclusion of this research is the
importance of the role of alignment among the participants, as it has leveraged the
occurrences of LP in the interactions. Another contribution is the understanding that
there is space and opportunities inside ESL classrooms for the use of LP, no matter
its taxonomies. What is important is to maintain mutual respect and to preserve the
moments of teaching and learning.; |
Palavras-chave |
Language play; ESL; Classroom interaction; Conversation analysis; Inglês como língua adicional; Interação em sala de aula; Análise da conversa; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-07-05; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11568; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |