RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Narrativas conectadas: (re)construções identitárias no contexto das aulas remotas

Mostrar registro simples

Autor Klein, Mateus Souza;
Orientador Carnin, Anderson;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3357536032967630;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Narrativas conectadas: (re)construções identitárias no contexto das aulas remotas;
Resumo O ensino remoto emergencial ocasionado pela necessidade de distanciamento social devido à pandemia de COVID-19 surpreendeu e impactou a todos/as, alunos/as, professores/as e comunidade escolar em geral. Estudantes de diversas realidades precisaram se adaptar, ou não, ao novo modo de estudar, o que gerou inúmeras vivências e, portanto, narrativas sobre o período, além de mudanças no modo como a escola é percebida. Dessa forma, considerou-se necessário escutar e compreender o impacto das aulas remotas nas identidades de alunos/as do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Para isso, entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas foram realizadas com três alunos/as, de modo que fosse possível registrar as suas narrativas sobre o ensino remoto emergencial e analisá-las sob a perspectiva da Investigação Narrativa, à luz de estudos relacionados à Linguística Aplicada. De viés qualitativo-interpretativista, com foco nos significados produzidos pelos próprios participantes acerca de suas experiências com o ensino remoto emergencial, os resultados desta demonstram que os alunos sugerem ter passado por uma (re)construção identitária em seus modos de estudar e desenvolvido mais autonomia na hora de buscar o conhecimento que desejam, mesmo que isso não signifique que tal fator tenha sido, necessariamente, positivo para todos eles/as. Os resultados obtidos evidenciam, ainda, que o ensino remoto emergencial, assim como outras formas de ensino, precisa continuar sendo repensado para que se leve em consideração as diversas realidades presentes no contexto escolar e não se aumente a desigualdade presente no sistema educacional brasileiro.;
Palavras-chave Narrativas; Identidade; Ensino remoto; Investigação; Narrativa;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-06-29;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11564;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística