RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Sala de aula online de língua adicional e inclusão: reflexões a partir da prática

Mostrar registro simples

Autor Utzig, Luiza;
Orientador Schnack, Cristiane Maria;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6839627123285556;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Sala de aula online de língua adicional e inclusão: reflexões a partir da prática;
Resumo A educação especial só teve um olhar especial a partir de 1970, e é somente em meados de 1988 que as crianças com necessidades especiais tiveram seus direitos garantidos quanto ao acesso a escolas regulares. Há muitas leis educacionais que garantem os direitos educacionais destes sujeitos (Lei Nº 8.069, 1990; Declaração de Salamanca, 1994), porém, para que isto aconteça de forma significativa, a escola deve refletir e projetar práticas pedagógicas adequadas. No contexto de ensino de Língua Adicional, essa reflexão torna-se ainda mais saliente, visto que professores têm, em geral, poucos momentos semanais com cada grupo de alunos, o que pode tornar o trabalho de compreender as necessidades e perfis e, a partir destes, planejar práticas pedagógicas inclusivas mais complexo. Some-se a isto, no caso específico deste trabalho, o fato de as aulas estarem ocorrendo em ambiente online, com encontros síncronos entre professora e alunos, que torna a tarefa de planejar e realizar aulas no contexto da inclusão ainda mais complexa. A partir deste cenário, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas pedagógicas utilizadas em uma sala de aula de língua inglesa com um aluno portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) de modo a compreender este espaço e, a partir dele, projetar práticas (mais) inclusivas. Para tanto, foi desenvolvido um trabalho de estudo qualitativo (Dias, 2000) com a observação e descrição, em diário de bordo, de 17 aulas de Língua Inglesa em uma escola particular de ensino médio. Após a coleta de dados, foi realizada a sua análise de modo a compreender como este contexto se organiza e quais práticas pedagógicas são utilizadas. Ao analisar as práticas, busca-se compreender quais são os movimentos inclusivos que a professora realiza e de que modo o aluno, e a turma, se projetam nestes movimentos. A análise corroba a importância de o planejamento pedagógico ter um olhar cuidadoso e ao mesmo tempo acolhedor e inclusivo, (Silveira et al, 2015), e reforça a compreensão de que não há passos e métodos únicos para o processo de inclusão. (Provin e Klein, 2015);
Abstract Special education only received special attention from 1970 onwards, but only in mid-1988 that the children with special needs were guaranteed their rights to access regular schools. There are a lot of educational laws that guarantee the rights of these people, (Lei Nº. 8.0698, 1990; Declaração de Salamanca, 1994) but for this to happen in a meaningful way, the teaching part must reflect and think about appropriate pedagogical practices. In the context of Additional Language teaching, this reflection becomes even more salient, since teachers generally have few weekly moments with each group of students, which can make the work of understanding the need and profiles and, based on these, planning inclusive pedagogical practices more complex. Added to this, in the specific case of this work, the fact that classes are taking place in an online environment, with synchronous meetings between teacher and students, which makes the task of planning and conducting classes in the context of inclusion even more complex. For this scenario, the objective of this work is to analyze the inclusive pedagogical practices that are used in an English language classroom with a student with Autistic Spectrum Disorder (ASD). Therefore, a qualitative study work was developed (Dias, 2000) with the description in a logbook of 17 English classes at a private high school. After the data collection, an analysis was performed in order to understand how this context is organized and which pedagogical practices are used. By analyzing the practices, the aim is to understand which are the inclusive movements that the teacher performs and how the student, and the class, project themselves in these movements. The analysis supports the importance of pedagogical planning having a careful look that is both welcoming and inclusive, (Silveira et al, 2015) and reinforce that there are no unique steps or methods for the inclusion process. (Provin; Klein, 2015);
Palavras-chave Inclusão; Práticas pedagógicas; Alunos com necessidades especiais; Transtorno do espectro autista; Ensino de língua adicional; Inclusion; Pedagogical practices; Students with special needs; Autistic spectrum disorder; Additional language teaching;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-07-02;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11562;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística