Resumo |
Documentar é uma ação muito importante na Educação Infantil. Isso porque, por
meio do ato de documentar, acompanha-se e registra-se a aprendizagem das
crianças nas escolas. O ato de documentar na Educação Infantil se dá por meio do
parecer descritivo, portfólio e mini-histórias. Diante desse contexto, esta pesquisa se
propôs a compreender como a argumentação se faz presente nessas três maneiras
de documentar, para convencer o leitor das aprendizagens da criança. Para isso, foi
selecionado um conjunto de documentações, formado por um parecer, um portfólio e
cinco mini-histórias, de uma mesma criança da faixa etária 1, de uma escola da rede
pública de Novo Hamburgo. Por meio de 13 trechos, foram analisados três modos
de encadeamento apresentados por Charaudeau (2012). Os resultados apontam
que a argumentação estava presente por meio da adição, oposição e conjunção:
mostrando que às vezes a conclusão não é a que se imaginou inicialmente,
comprovando a importância que a escola tem na vida da criança, e provando que a
família tem um papel fundamental no processo de aprendizagem, cada um
participando e ajudando da sua maneira. Observamos também, que cada ação da
criança tem um porquê, um motivo para a ação. Conclui-se então que, por meio da
argumentação, pode-se ver o quanto a participação e presença da família é
importante no processo de aprendizagem da criança, cada família fazendo-se
presente da sua maneira, respeitando a singularidade de cada uma delas.; |