Autor |
Camargo, Francisco Jesian Lemes; |
Orientador |
Schnack, Cristiane Maria; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6839627123285556; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
“Ah, sora! se eu não vou falar inglês com ninguém, pra que eu tenho que aprender inglês?” construindo significado e relevância para a aprendizagem da língua inglesa na educação básica através de projetos; |
Resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento e
a aplicação de um projeto com vistas a compreender de que modo a aprendizagem
baseada em projetos (LARMER, MERGENDOLLER e BOSS, 2015; KRAUSS e
BOSS, 2013; STOLLER, 2006; SCHLATTER e GARCEZ, 2012) pode contribuir para
um ensino integrado e contextualizado, que integre língua e conteúdo (COYLE,
HOOD e MARSH, 2010; DALE & TANNER, 2012). Em suas discussões, Larmer,
Mergendoller e Boss (2015) argumentam que a aprendizagem baseada em projetos
cria oportunidades para alunos perceberem uma necessidade real de conhecer algo,
para que eles possam usar este conhecimento para resolver um problema ou
responder à uma questão que importa para eles. Para conduzir esta pesquisa,
adotamos a perspectiva de uma pesquisa qualitativa (DIAS, 2000). A coleta de
dados considerou o plano de ensino do projeto e o relatório final elaborado para a
disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A pesquisa se justifica porque, no
contexto de ensino e aprendizagem de LA, a aprendizagem baseada em projetos se
apresenta como uma das opções para o desenvolvimento das competências gerais
que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica, e é definida como um
modo de organizar a aprendizagem a partir de temáticas pertinentes aos estudantes
e os conteúdos necessários para desenvolver a referida temática. Desse modo,
entende-se como importante compreender de que modo o ensino de língua pode ser
integrado ao ensino do conteúdo. A análise dos dados aponta que a aprendizagem
baseada em projeto possibilita um ensino integrado de língua e conteúdo e, por esse
motivo, pode contribuir para a percepção de valia e propósito de aprender LA.; |
Abstract |
The main objective of the present research is to analyze the development and
application of a project in order to understand how project-based learning (LARMER,
MERGENDOLLER e BOSS, 2015; KRAUSS e BOSS, 2013; STOLLER, 2006;
SCHLATTER e GARCEZ, 2012) can contribute to an integrated and contextualized
teaching that integrates language and content (COYLE, HOOD e MARSH, 2010;
DALE & TANNER, 2012). In their discussions Larmer, Mergendoller e Boss (2015),
they argue that project-based learning creates opportunities for students to realize a
real need to know something, so they can use this knowledge to solve a problem or
answer a question that matters to them. To conduct this research, we adopted the
perspective of a qualitative research (Dias, 2000). The data collection considered the
project's teaching plan and the final report prepared for the Supervised Curricular
Internship discipline. The research is justified because, in the context of teaching and
learning in AL, project-based learning presents itself as one of the options for the
development of the general competences that must be developed throughout basic
education and is defined as a way of organizing learning based on topics relevant to
students and the content needed to develop the referred theme. Thus, it is
understood as important to understand how language teaching can be integrated into
content teaching. The data analysis points out that project-based learning enables an
integrated teaching of language and content, and, for this reason, it can contribute to
the perception of value and purpose of learning AL.; |
Palavras-chave |
Aprendizagem baseada em projetos; Ensino integrado e contextualizado; Ensino de língua inglesa; Pedagogia de projetos. CLIL; Project-based Learning; Integrated and contextualized teaching; English Teaching; Pedagogy of Projects; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-07-02; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11555; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |