RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“Ah, sora! se eu não vou falar inglês com ninguém, pra que eu tenho que aprender inglês?” construindo significado e relevância para a aprendizagem da língua inglesa na educação básica através de projetos

Mostrar registro simples

Autor Camargo, Francisco Jesian Lemes;
Orientador Schnack, Cristiane Maria;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6839627123285556;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título “Ah, sora! se eu não vou falar inglês com ninguém, pra que eu tenho que aprender inglês?” construindo significado e relevância para a aprendizagem da língua inglesa na educação básica através de projetos;
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento e a aplicação de um projeto com vistas a compreender de que modo a aprendizagem baseada em projetos (LARMER, MERGENDOLLER e BOSS, 2015; KRAUSS e BOSS, 2013; STOLLER, 2006; SCHLATTER e GARCEZ, 2012) pode contribuir para um ensino integrado e contextualizado, que integre língua e conteúdo (COYLE, HOOD e MARSH, 2010; DALE & TANNER, 2012). Em suas discussões, Larmer, Mergendoller e Boss (2015) argumentam que a aprendizagem baseada em projetos cria oportunidades para alunos perceberem uma necessidade real de conhecer algo, para que eles possam usar este conhecimento para resolver um problema ou responder à uma questão que importa para eles. Para conduzir esta pesquisa, adotamos a perspectiva de uma pesquisa qualitativa (DIAS, 2000). A coleta de dados considerou o plano de ensino do projeto e o relatório final elaborado para a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A pesquisa se justifica porque, no contexto de ensino e aprendizagem de LA, a aprendizagem baseada em projetos se apresenta como uma das opções para o desenvolvimento das competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica, e é definida como um modo de organizar a aprendizagem a partir de temáticas pertinentes aos estudantes e os conteúdos necessários para desenvolver a referida temática. Desse modo, entende-se como importante compreender de que modo o ensino de língua pode ser integrado ao ensino do conteúdo. A análise dos dados aponta que a aprendizagem baseada em projeto possibilita um ensino integrado de língua e conteúdo e, por esse motivo, pode contribuir para a percepção de valia e propósito de aprender LA.;
Abstract The main objective of the present research is to analyze the development and application of a project in order to understand how project-based learning (LARMER, MERGENDOLLER e BOSS, 2015; KRAUSS e BOSS, 2013; STOLLER, 2006; SCHLATTER e GARCEZ, 2012) can contribute to an integrated and contextualized teaching that integrates language and content (COYLE, HOOD e MARSH, 2010; DALE & TANNER, 2012). In their discussions Larmer, Mergendoller e Boss (2015), they argue that project-based learning creates opportunities for students to realize a real need to know something, so they can use this knowledge to solve a problem or answer a question that matters to them. To conduct this research, we adopted the perspective of a qualitative research (Dias, 2000). The data collection considered the project's teaching plan and the final report prepared for the Supervised Curricular Internship discipline. The research is justified because, in the context of teaching and learning in AL, project-based learning presents itself as one of the options for the development of the general competences that must be developed throughout basic education and is defined as a way of organizing learning based on topics relevant to students and the content needed to develop the referred theme. Thus, it is understood as important to understand how language teaching can be integrated into content teaching. The data analysis points out that project-based learning enables an integrated teaching of language and content, and, for this reason, it can contribute to the perception of value and purpose of learning AL.;
Palavras-chave Aprendizagem baseada em projetos; Ensino integrado e contextualizado; Ensino de língua inglesa; Pedagogia de projetos. CLIL; Project-based Learning; Integrated and contextualized teaching; English Teaching; Pedagogy of Projects;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-07-02;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11555;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística