Autor |
Klering, Emily Haubert; |
Orientador |
Saldanha, Vicente Henrique Brückmann; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6549713336096758; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
George Eliot, Female Roles and education: an analysis of Middlemarch; |
Resumo |
Papéis e expectativas tradicionalmente moldaram as vidas das mulheres. Por
muito tempo, gênero determinava onde um indivíduo se encaixava socialmente e os
lugares que poderia ir (COSTA, 2020), e acesso a uma educação apropriada e
significativa era negado. Essa pesquisa visa analisar a relação entre mulheres,
conhecimento e autoria, conforme retratado em Middlemarch (1871), de George Eliot,
através de uma abordagem literária feminista (COSTA, 2020; ROCHA, 2016;
ARMSTRONG, 2006; WEIL, 2006), considerando o contexto Vitoriano no qual o livro
foi escrito. Para este propósito, este trabalho foca em Rosamond, Dorothea e Mary, e
a sua relação com conhecimento e educação. Da educação tradicional e dos talentos
de Rosamond, para o desejo por conhecimento de Dorothea e a autoria questionada
de Mary, pode ser notado que as habilidades e capacidades femininas são
frequentemente questionadas no romance. Além disso, o desejo de Dorothea de
conectar-se a uma força maior através da instrução não é alcançado. Conclui-se que
Eliot impede suas personagens de alcançar o esclarecimento que ela altamente
valoriza, defendendo uma melhor qualidade de acesso enquanto ligada à mentalidade
que inviabilizava que meninas fossem completamente independentes e realizassem
feitos notáveis.; |
Abstract |
Roles and expectations have traditionally shaped the lives of women. For a long
time, gender determined where one would socially stand and the places they could go
to (COSTA, 2020), and access to proper and meaningful education was denied. This
research aims to analyse the relationship between women, knowledge, and
authorship, as displayed in George Eliot’s Middlemarch (1871), under a feminist
approach to literature (COSTA, 2020; ROCHA, 2016; ARMSTRONG, 2006; WEIL,
2006), considering the Victorian context in which the book was written. For this
purpose, this thesis focuses on Rosamond, Dorothea and Mary, and their relationship
with knowledge and education. From Rosamond’s traditional education and
accomplishments to Dorothea’s desire for knowledge and Mary’s questioned
authorship, it can be noticed that women’s abilities and capacities are frequently
questioned in the novel. Furthermore, Dorothea’s desire to connect to a higher power
through instructions is not fulfilled. The conclusion is that Eliot keeps her characters
from achieving the enlightenment which she highly praises, advocating for better
access whilst bound to the mindset which restrained girls from gaining complete
independence and achieving remarkable things.; |
Palavras-chave |
George Eliot; Feminism; Education; Victorian Age; Middlemarch; George Eliot; Feminismo; Educação; Era Vitoriana; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-07-05; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11554; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |