RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Um novo jeito de olhar: como “The Witcher” pode ajudar os professores na formação de e dos leitores literários?

Mostrar registro simples

Autor Vargas, Thiago Castro;
Orientador Arendt, Isabel Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2201916088338236;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Um novo jeito de olhar: como “The Witcher” pode ajudar os professores na formação de e dos leitores literários?;
Resumo A literatura está em perigo. Anos atrás, Todorov (2008) havia nos alertado de que o hábito de ler corria perigo devido a forma como os professores trabalham a literatura em sala de aula. Fundamentado em Riter (2009) e Lajolo (2018), este trabalho consiste em uma pesquisa para encontrar qual a melhor forma de se ensinar a leitura literária. Foi realizada uma comparação entre os episódios da série de televisão The Witcher (2019) e dezesseis diferentes obras da literatura, passando por autores consagrados, como Agatha Christie, até autores nacionais, como Eduardo Spohr. Essa comparação teve como objetivo mostrar que é possível, sim, partir de um ponto de interesse dos jovens em outras mídias para apresentar e incentivar a leitura literária nos alunos de 14 a 17 anos. Esse olhar para outra mídia é motivado pela quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que revela que apenas 24% dos jovens de 14 a 17 anos haviam lido ao menos parte de um livro nos últimos três meses. E é reforçado por Duarte e Vier (2020), em sua afirmação de que precisamos encarar que algo não está correto na forma como a literatura é trabalhada nas escolas.;
Palavras-chave Leitura literária; Formação literária; Critérios de escolha de obras;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-12-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11545;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística