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Ensino de português como língua de acolhimento para migrantes e refugiados: reflexões sobre os desafios do ensino remoto durante a pandemia de covid-19

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Autor Iwano, Giulia Mayumi Rocha;
Orientador Andrighetti, Graziela Hoerbe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5346175243293749;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Ensino de português como língua de acolhimento para migrantes e refugiados: reflexões sobre os desafios do ensino remoto durante a pandemia de covid-19;
Resumo Milhares de pessoas deixam sua morada em busca de uma vida melhor em outro país devido às perseguições, guerra, epidemias, oportunidades de trabalho, etc. Com um propósito de promover a integração na nova sociedade e o apoio às demandas mais urgentes, principalmente em questões ligadas à aquisição do idioma a este grupo de uma maneira sensível e acolhedora, o ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) tem ganhado grande relevância na área de ensino de Língua Adicional a migrantes e refugiados. Porém, o advento da pandemia de COVID-19 tornou o ensino do idioma ainda mais desafiador a este grupo. As aulas presenciais foram suspensas, respeitando o distanciamento social, e novas práticas tiveram que ser pensadas. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir e refletir sobre os desafios vivenciados por professores para pensar o ensino de PLAc neste período emergencial de mudanças advindas do COVID-19. Para este trabalho, realizei uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, envolvendo entrevistas semiestruturadas realizada com professoras bolsistas que compõem o grupo de PLAc da UNISINOS, buscando verificar como se deu a reorganização das aulas, os desafios relacionados às práticas pedagógicas e as expectativas das professoras para o futuro. A partir das análises realizadas, apresento reflexões envolvendo os desafios desse contexto específico durante a pandemia.;
Abstract Thousands of people are forced to leave their hometown searching for a better life conditions in another country for the reasons of persecution, war, epidemics, job opportunities, and more. With a purpose of promoting the integration in the new society and supporting the most urgent demands, especially in issues related to the language acquisition in a sensitive and welcoming way for this group, the Portuguese Language as an Instrument of Reception (PLAc) has gained relevance in the teaching of Additional Language area for migrants and people in status of refugees. However, with the advent of COVID-19 pandemic, it has become even more challenging to teach the language for this vulnerable group. The face-to-face classes had to be suspended, respecting the social isolation and due to this policy, new practices have been designed. Therefore, the aim of this present work is to discuss and reflect about new approaches thoughts by the teachers, in specific, the practices developed for UNISINOS PLAc’s group in the city of Esteio in this context of remote classes. For this work, I conducted a qualitative research and interpretative method involving semi-structured interviews guided by some questions with two scholarship students who are part of the group, aiming at verifying how the classes were reorganized, the challenges related to pedagogical practices and the expectations of teachers for the future. From the analyzes, I present reflections involving the challenges of this specific context during the pandemic.;
Palavras-chave Ensino de português como língua de acolhimento; Aulas remotas durante a pandemia de COVID 19; Migrantes e refugiados; Teaching portuguese as an Instrument of reception; Remote classes during COVID-19 pandemic; Migrants and refugees.;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-12-11;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11540;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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