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The defense activation mechanisms of denial and behavioral intentions: the role of cognitive process

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Autor Frantz, Bernardo Balejos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1365219604351932;
Orientador Ladeira, Wagner Junior;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9003489318938913;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título The defense activation mechanisms of denial and behavioral intentions: the role of cognitive process;
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos cognitivos que influenciam as intenções comportamentais dos consumidores por meio de mecanismos defensivos de negação (ou seja, processamento cognitivo visual). Esta pesquisa propõe que a proteção da auto integridade causada pela negação impulsiona o processamento cognitivo e promove intenções comportamentais mais fortes. Três experimentos indicam que mecanismos de negação geram proteção de auto integridade em diferentes categorias de consumo: compra de vinhos desacreditados (estudo piloto), escolha de marcas imitadoras (estudo 1) e seleção de um aplicativo ilegal (estudo 2). Previmos que essas tarefas induziriam a ativação de mecanismos defensivos de negação, influenciando diretamente os processos cognitivos e as intenções comportamentais. Os resultados indicam que altos (vs. baixos) níveis de processamento cognitivo provocam mudanças nas intenções comportamentais por meio de mecanismos de negação. Apesar das evidências anteriores sugerirem que a negação é difícil de medir nas ações do consumidor, nossos resultados vão na direção oposta ao indicar que o processo de negação pode ser percebido através do processamento cognitivo visual, e também que mecanismos de rastreamento ocular podem analisar o processo de negação para entender melhor como os consumidores reagem.;
Abstract This research aims to analyze cognitive aspects that influence consumers’ behavioral intentions by defensive mechanisms of cue usage denial (i.e., visual cognitive processing). This research proposes that self-integrity protection caused by denial drives cognitive processing and fosters stronger behavioral intentions. Three experiments indicate that denial mechanisms generate self-integrity protection across different consumption categories: buying discredited wines (pilot study), choosing copycat brands (study 1), and selecting an illegal app (study 2). We predicted that these tasks would induce the activation of defensive mechanisms of denial, directly influencing the cognitive processes and behavioral intentions. The findings indicate that high (vs. low) levels of cognitive processing prompt change in behavioral intentions via denial mechanisms. Despite past evidence suggesting that denial is difficult to measure in consumer actions, our results go in the opposite direction by indicating that the denial process can be perceived through visual cognitive processing, also that Eye-tracking mechanisms may analyze the denial process to understand better how consumers react.;
Palavras-chave Mecanismos de negação; Auto integridade; Auto afirmação; Intenções comportamentais; Processo cognitivo; Behavioral intentions; Self-integrity; Self-affirmation; Denial mechanisms; Cognitive processes;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-04-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11533;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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