Resumo |
Este trabalho apresenta uma revisão dos estudos linguísticos na área do ensino de
língua materna, especificamente sobre o conceito de análise linguística, que se origina
da concepção de linguagem como interação (GERALDI, 1984). A metodologia
adotada neste trabalho é a pesquisa bibliográfica; no entanto, além de revisar a teoria,
elaborou-se uma proposta de atividades de análise linguística à luz dos estudos
realizados, da teoria dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2011) e dos estudos de
letramentos (KLEIMAN, 2007, 2014; SOARES, 1999). Recorreu-se, ainda, à
Linguística Textual (KOCH, 2018; KOCH; ELIAS, 2016, 2017) para o desenvolvimento
das atividades e aos estudos da divulgação científica (DAMIM; GIERING, 2013;
MOTTA-ROTH; GIERING, 2009; MOTTA-ROTH; LOVATO, 2009; MOTTA-ROTH;
MARCUZZO, 2010). Essa proposta tem como objetivo apresentar possibilidades de
implementação da prática de análise linguística em escolas de educação básica,
servindo como subsídio para docentes que desejam compreender melhor o conceito
e mobilizá-lo em suas práticas de ensino de língua portuguesa. Destaca-se que essa
proposta não tem o objetivo de encerrar-se em si mesma, mas incentivar os leitores
deste trabalho a novas leituras e novas análises.; |