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Práticas pedagógicas aplicadas pelo professor aos alunos de inclusão no ensino de jovens e adultos: que práticas são essas?

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Autor Souza, Silvana Albineli de;
Orientador Corona, Márcia de Oliveira Del;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4855697045554911;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Práticas pedagógicas aplicadas pelo professor aos alunos de inclusão no ensino de jovens e adultos: que práticas são essas?;
Resumo A educação inclusiva é uma modalidade de ensino que tem seus direitos assegurados por leis governamentais, permitindo a todos o direito de igualdade de educação. Estudos apontam que a presença de alunos com necessidades especiais em classe regulares é cada vez mais significativa. (AGUIAR et al., 2018; CARVALHO, 2009; FRANCO, 2017; VITA, HENRIQUES; CAZORLA 2009). Com isso, torna-se primordial que as práticas pedagógicas aplicadas pelos professores atendam as expectativas educacionais requeridas por esses alunos. De acordo com Silva e Arruda (2014), o papel do professor é entender a diversidade dos alunos, reformulando suas práticas de aprendizagem. O ensino inclusivo na educação de jovens e adultos (EJA) também é desafiador, pois atende alunos que não tiveram acesso à escolarização regular. O presente trabalho tem por objetivo descrever as práticas pedagógicas aplicadas por professores aos alunos de inclusão no ensino de jovens e adultos. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário com perguntas abertas aos professores, a realização de uma entrevista semiestruturada com a professora da Sala de Recursos Multifuncionais, conversas com a diretora da escola e observações de sete aulas em um contexto escolar referência em educação inclusiva em um estado do sudeste brasileiro. O trabalho descreve as práticas pedagógicas identificadas no contexto estudado e finaliza enfatizando a necessidade de estudos futuros nessa área, para que os objetivos da educação inclusiva sejam alcançados.;
Abstract Inclusive education, which has its rights assured by government laws, allows everyone to have equal educational opportunities. Studies indicate that the presence of students with special needs in regular classes has been increasing significantly. (AGUIAR et al., 2018; CARVALHO, 2009; FRANCO, 2017; VITA, HENRIQUES; CAZORLA 2009). Hence, it is crucial that the pedagogical practices applied by teachers meet the educational demands. According to Silva and Arruda (2014), the teacher’s role is to understand the students’ diversity reformulating their learning practices. Inclusive practices in the youth and adult education (EJA) is also challenging, as EJA embraces students who did not have access to regular education. The present research aims to describe the pedagogical practices applied by teachers to inclusion students in youth and adult education. The methodology applied was a questionnaire with open questions to teachers, a semi structured interview with the teacher responsible for the Multifunctional Resources Room, conversations with the school’s director and observations of seven classes in an educational context, located in the southeast of Brazil, which is a reference in inclusive education. The works describes the pedagogical practices identified in the context studied and concludes emphasizing the need for future studies in this area, so that the objectives inclusive education can be achieved.;
Palavras-chave Educação inclusiva; EJA; Práticas pedagógicas; Papel do professor; Inclusive education; EJA; Pedagogical practices; Teacher’s role;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-07-06;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11529;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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