Autor |
Souza, Silvana Albineli de; |
Orientador |
Corona, Márcia de Oliveira Del; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4855697045554911; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Práticas pedagógicas aplicadas pelo professor aos alunos de inclusão no ensino de jovens e adultos: que práticas são essas?; |
Resumo |
A educação inclusiva é uma modalidade de ensino que tem seus direitos
assegurados por leis governamentais, permitindo a todos o direito de igualdade de
educação. Estudos apontam que a presença de alunos com necessidades especiais
em classe regulares é cada vez mais significativa. (AGUIAR et al., 2018;
CARVALHO, 2009; FRANCO, 2017; VITA, HENRIQUES; CAZORLA 2009). Com
isso, torna-se primordial que as práticas pedagógicas aplicadas pelos professores
atendam as expectativas educacionais requeridas por esses alunos. De acordo com
Silva e Arruda (2014), o papel do professor é entender a diversidade dos alunos,
reformulando suas práticas de aprendizagem. O ensino inclusivo na educação de
jovens e adultos (EJA) também é desafiador, pois atende alunos que não tiveram
acesso à escolarização regular. O presente trabalho tem por objetivo descrever as
práticas pedagógicas aplicadas por professores aos alunos de inclusão no ensino de
jovens e adultos. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário com
perguntas abertas aos professores, a realização de uma entrevista semiestruturada
com a professora da Sala de Recursos Multifuncionais, conversas com a diretora da
escola e observações de sete aulas em um contexto escolar referência em
educação inclusiva em um estado do sudeste brasileiro. O trabalho descreve as
práticas pedagógicas identificadas no contexto estudado e finaliza enfatizando a
necessidade de estudos futuros nessa área, para que os objetivos da educação
inclusiva sejam alcançados.; |
Abstract |
Inclusive education, which has its rights assured by government laws, allows
everyone to have equal educational opportunities. Studies indicate that the presence
of students with special needs in regular classes has been increasing significantly.
(AGUIAR et al., 2018; CARVALHO, 2009; FRANCO, 2017; VITA, HENRIQUES;
CAZORLA 2009). Hence, it is crucial that the pedagogical practices applied by
teachers meet the educational demands. According to Silva and Arruda (2014), the
teacher’s role is to understand the students’ diversity reformulating their learning
practices. Inclusive practices in the youth and adult education (EJA) is also
challenging, as EJA embraces students who did not have access to regular
education. The present research aims to describe the pedagogical practices applied
by teachers to inclusion students in youth and adult education. The methodology
applied was a questionnaire with open questions to teachers, a semi structured
interview with the teacher responsible for the Multifunctional Resources Room,
conversations with the school’s director and observations of seven classes in an
educational context, located in the southeast of Brazil, which is a reference in
inclusive education. The works describes the pedagogical practices identified in the
context studied and concludes emphasizing the need for future studies in this area,
so that the objectives inclusive education can be achieved.; |
Palavras-chave |
Educação inclusiva; EJA; Práticas pedagógicas; Papel do professor; Inclusive education; EJA; Pedagogical practices; Teacher’s role; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2020-07-06; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11529; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |