Autor |
Ramos, Gabriel Nunes; |
Orientador |
Lopes, Maura Corcini; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3876751682370290; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O conceito de formação na BNCC: uma análise semântica; |
Resumo |
A partir da constituição política e social, através da conceitualização de crise, de
Modernidade e de pós-modernidade, neoliberalismo se estabeleceu então como
uma rede de inteligibilidades que passa a ditar, a partir de uma lógica de mercado,
formas de subjetivação. Nesse sentido, presume-se que algumas noções
fundamentais para a Educação tenham sofrido ressignificações, perdendo alguma
parte de seu valor humanístico e crítico. Entendendo o conceito de formação como
uma dessas noções que estão em jogo nessa lógica neoliberal, que se materializa
através de políticas curriculares no campo educacional, justificou-se a seguinte
pergunta: Qual o entendimento que a Base Nacional Comum Curricular tem de
reflexão, autonomia e finalidade em relação ao conceito de formação, e o que isso
pode evidenciar? Assim, através de uma análise semântica de frames de seções
selecionadas do material, foi possível identificar a evocação dos superframes
APRENDIZAGEM, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL e PROJETO DE VIDA a partir
de unidades lexicais relacionadas ao conceito de formação. Através da análise dos
superframes, foi possível reconhecer que, em nível cognitivo, as noções
relacionadas à ideia de formação se alinham às necessidades do mercado de
trabalho contemporâneo ao estabelecerem um caráter altamente individualista, além
de um esvaziamento conceitual da compreensão de formação humana.; |
Abstract |
From the political and social constitution, through the conceptualization of crisis,
Modernity and post-modernity, neoliberalism established itself as a network of
intelligibilities that starts to dictate, from a market logic, forms of subjectification. In
this sense, it is assumed that some fundamental notions for the Education field have
been through resignifications, losing some of their humanistic and critical value.
Understanding the concept of formation as one of those notions that are at stake in
this neoliberal logic, which materializes through curricular policies in the educational
field, the following question is justified: What is the understanding that the Base
Nacional Comum Curricular has of reflection, autonomy and purpose in relation to
the concept of formation, and what can this evidence? Thus, through a semantic
analysis of frames of selected sections of the material, it was possible to identify the
evocation of the superframes of LEARNING, PROFESSIONAL QUALIFICATION and
LIFE PROJECT from lexical units related to the concept of formation. Through the
analysis of the superframes, it was possible to recognize that, on a cognitive level,
the notions related to the idea of formation are associated with the needs of the
contemporary labor market by establishing a highly individualistic character, in
addition to a conceptual emptying of the understanding of human formation.; |
Palavras-chave |
Formação; Políticas curriculares; Análise semântica lexical; BNCC; Formation; Curricular policies; Lexical semantic analysis; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2020-07-14; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11524; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |