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Autor Ramos, Gabriel Nunes;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O conceito de formação na BNCC: uma análise semântica;
Resumo A partir da constituição política e social, através da conceitualização de crise, de Modernidade e de pós-modernidade, neoliberalismo se estabeleceu então como uma rede de inteligibilidades que passa a ditar, a partir de uma lógica de mercado, formas de subjetivação. Nesse sentido, presume-se que algumas noções fundamentais para a Educação tenham sofrido ressignificações, perdendo alguma parte de seu valor humanístico e crítico. Entendendo o conceito de formação como uma dessas noções que estão em jogo nessa lógica neoliberal, que se materializa através de políticas curriculares no campo educacional, justificou-se a seguinte pergunta: Qual o entendimento que a Base Nacional Comum Curricular tem de reflexão, autonomia e finalidade em relação ao conceito de formação, e o que isso pode evidenciar? Assim, através de uma análise semântica de frames de seções selecionadas do material, foi possível identificar a evocação dos superframes APRENDIZAGEM, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL e PROJETO DE VIDA a partir de unidades lexicais relacionadas ao conceito de formação. Através da análise dos superframes, foi possível reconhecer que, em nível cognitivo, as noções relacionadas à ideia de formação se alinham às necessidades do mercado de trabalho contemporâneo ao estabelecerem um caráter altamente individualista, além de um esvaziamento conceitual da compreensão de formação humana.;
Abstract From the political and social constitution, through the conceptualization of crisis, Modernity and post-modernity, neoliberalism established itself as a network of intelligibilities that starts to dictate, from a market logic, forms of subjectification. In this sense, it is assumed that some fundamental notions for the Education field have been through resignifications, losing some of their humanistic and critical value. Understanding the concept of formation as one of those notions that are at stake in this neoliberal logic, which materializes through curricular policies in the educational field, the following question is justified: What is the understanding that the Base Nacional Comum Curricular has of reflection, autonomy and purpose in relation to the concept of formation, and what can this evidence? Thus, through a semantic analysis of frames of selected sections of the material, it was possible to identify the evocation of the superframes of LEARNING, PROFESSIONAL QUALIFICATION and LIFE PROJECT from lexical units related to the concept of formation. Through the analysis of the superframes, it was possible to recognize that, on a cognitive level, the notions related to the idea of formation are associated with the needs of the contemporary labor market by establishing a highly individualistic character, in addition to a conceptual emptying of the understanding of human formation.;
Palavras-chave Formação; Políticas curriculares; Análise semântica lexical; BNCC; Formation; Curricular policies; Lexical semantic analysis;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-07-14;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11524;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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