Autor |
Biz, Daniela; |
Orientador |
Corona, Márcia de Oliveira Del; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4855697045554911; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Students for peace: the first brazilian english textbook aimed at educating for peace; |
Resumo |
Em um mundo com tanta violência e intolerância, o que parece induzir ainda
mais a raiva entre as pessoas, é essencial melhorar a nossa educação, alicerçando a na paz e na tolerância; e nós acreditamos que as aulas de inglês em escolas
regulares podem criar oportunidades para isto. Portanto, esse trabalho apresenta
uma análise do primeiro livro didático brasileiro voltado à educação para a paz,
denominado Students for Peace. Amparado em uma revisão bibliográfica sobre
cultura de paz, nos conceitos de paz negativa e positiva propostos por Galtung, e na
abordagem de comunicação não-violenta desenvolvida por Rosenberg, este trabalho
explica porque é importante entender o que é paz positiva, assim como quais ações
podem ser tomadas para alcançá-la. Também apresenta uma entrevista concedida
pelo autor do livro, Eduardo Amos, para a autora deste trabalho, na qual ele explica
como surgiu a ideia do livro e qual o seu propósito. Este trabalho também analisa
como os assuntos do livro tratam da educação para a paz, e a forma como estes
assuntos criam oportunidades para os alunos refletirem sobre suas próprias
realidades e as realidades de outros, a fim de promover o pensamento crítico e a
tolerância. Uma análise das atividades do livro mostra que é possível utilizar as
aulas de inglês para desenvolver os recursos linguísticos do aluno nesta língua e ao
mesmo tempo promover sua percepção do mundo ao seu redor.; |
Abstract |
In a world with so much violence and intolerance, which seems to induce even
more anger among people, it is essential to improve education, grounding it on peace
and tolerance, and we believe that the English classes in regular schools can create
opportunities for that. Therefore, this work presents an analysis of the first Brazilian
English textbook aimed at educating for peace, named Students for Peace.
Supported by a review of literature on peace culture, such as the concepts of
negative and positive peace proposed by Galtung, and the nonviolent communication
approach developed by Rosenberg, this work explains why it is important to
understand what positive peace is, as well as what actions could be taken to achieve
it. It also provides an interview given by the author of the book, Eduardo Amos, to the
author of this work, which explains how the idea of the book arose and what its
purpose is. This work also analyses how the topics of the book are addressed to
education for peace, and the way those topics create opportunities for students to
reflect about their own reality and those of others, in order to promote critical thinking
and tolerance. An analysis of the activities of the book shows that it is possible to use
the English classes to develop students’ linguistic resources in this language and at
the same time promote their awareness of the world around them.; |
Palavras-chave |
Paz; Tolerância; Educação; Peace; Tolerance; Education; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2020-07-14; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11523; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |