RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Students for peace: the first brazilian english textbook aimed at educating for peace

Mostrar registro simples

Autor Biz, Daniela;
Orientador Corona, Márcia de Oliveira Del;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4855697045554911;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Students for peace: the first brazilian english textbook aimed at educating for peace;
Resumo Em um mundo com tanta violência e intolerância, o que parece induzir ainda mais a raiva entre as pessoas, é essencial melhorar a nossa educação, alicerçando a na paz e na tolerância; e nós acreditamos que as aulas de inglês em escolas regulares podem criar oportunidades para isto. Portanto, esse trabalho apresenta uma análise do primeiro livro didático brasileiro voltado à educação para a paz, denominado Students for Peace. Amparado em uma revisão bibliográfica sobre cultura de paz, nos conceitos de paz negativa e positiva propostos por Galtung, e na abordagem de comunicação não-violenta desenvolvida por Rosenberg, este trabalho explica porque é importante entender o que é paz positiva, assim como quais ações podem ser tomadas para alcançá-la. Também apresenta uma entrevista concedida pelo autor do livro, Eduardo Amos, para a autora deste trabalho, na qual ele explica como surgiu a ideia do livro e qual o seu propósito. Este trabalho também analisa como os assuntos do livro tratam da educação para a paz, e a forma como estes assuntos criam oportunidades para os alunos refletirem sobre suas próprias realidades e as realidades de outros, a fim de promover o pensamento crítico e a tolerância. Uma análise das atividades do livro mostra que é possível utilizar as aulas de inglês para desenvolver os recursos linguísticos do aluno nesta língua e ao mesmo tempo promover sua percepção do mundo ao seu redor.;
Abstract In a world with so much violence and intolerance, which seems to induce even more anger among people, it is essential to improve education, grounding it on peace and tolerance, and we believe that the English classes in regular schools can create opportunities for that. Therefore, this work presents an analysis of the first Brazilian English textbook aimed at educating for peace, named Students for Peace. Supported by a review of literature on peace culture, such as the concepts of negative and positive peace proposed by Galtung, and the nonviolent communication approach developed by Rosenberg, this work explains why it is important to understand what positive peace is, as well as what actions could be taken to achieve it. It also provides an interview given by the author of the book, Eduardo Amos, to the author of this work, which explains how the idea of the book arose and what its purpose is. This work also analyses how the topics of the book are addressed to education for peace, and the way those topics create opportunities for students to reflect about their own reality and those of others, in order to promote critical thinking and tolerance. An analysis of the activities of the book shows that it is possible to use the English classes to develop students’ linguistic resources in this language and at the same time promote their awareness of the world around them.;
Palavras-chave Paz; Tolerância; Educação; Peace; Tolerance; Education;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-07-14;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11523;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística