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A base nacional comum curricular (BNCC) e a argumentação: problematizações sobre a competência geral de número 7 e as habilidades vinculadas ao ato de argumentar

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Autor Araújo, Victória Kennedy de;
Orientador Vier, Sabrina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1282180713089543;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A base nacional comum curricular (BNCC) e a argumentação: problematizações sobre a competência geral de número 7 e as habilidades vinculadas ao ato de argumentar;
Resumo A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, é o mais recente documento que norteia a educação brasileira, abarcando todas as etapas da Educação Básica. A partir de 10 competências gerais, que devem ser desenvolvidas da Educação Infantil até o Ensino Médio, a BNCC inclui a argumentação como uma de suas prioridades de ensino, ocupando a posição de competência geral - número 7. O documento também é composto de competências específicas e habilidades, que se relacionam a cada nível de ensino, área e componente curricular. Nesses elementos, também comparecem, por diversas vezes, menções à argumentação. Além disso, vários estudos da área da argumentação apontam uma certa dificuldade em trabalhar com essa temática na sala de aula e na escola. Diante desse contexto, essa pesquisa se propôs a investigar a argumentação como competência e como elemento presente nas habilidades da Educação Básica, a partir do que orienta a BNCC, verificando quais são as propostas para o trabalho vinculado ao ato de argumentar e quais são as concepções teóricas envolvidas. Para isso, foi realizada uma busca do radical argument, em todo o corpo do texto, para identificar e tabular as menções que ocorreram na escrita das habilidades. Também foram analisadas as ocorrências do radical argument, nas habilidades de Língua Portuguesa, do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de acordo com um quadro estruturante, proposto pela BNCC, para verificar em qual posição há referência à argumentação e o que isso poderia indicar, em relação às concepções teóricas apresentadas nos estudos de Patrick Charaudeau (2004, 2012) e de Oswald Ducrot (1988). Ao final da pesquisa, conclui-se que, de acordo com a maneira como se estruturam as habilidades atreladas à argumentação, no intervalo observado, por vezes, há uma identificação com a perspectiva discursiva, apresentada na Teoria da Argumentação na Língua. No entanto, a argumentação é vista, predominantemente, como um fenômeno linguageiro, alinhando-se à perspectiva linguístico-discursiva. Além disso, o trabalho voltado ao ato de argumentar é fortemente direcionado para a área de Linguagens e para Língua Portuguesa, reforçando que possa estar vinculada a um campo em específico.;
Palavras-chave Linguagem; Argumentação.; Educação básica; Base nacional; Comum curricular; Língua portuguesa;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-12-04;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11520;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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