Resumo |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, é o mais
recente documento que norteia a educação brasileira, abarcando todas as etapas da
Educação Básica. A partir de 10 competências gerais, que devem ser desenvolvidas
da Educação Infantil até o Ensino Médio, a BNCC inclui a argumentação como uma
de suas prioridades de ensino, ocupando a posição de competência geral - número
7. O documento também é composto de competências específicas e habilidades,
que se relacionam a cada nível de ensino, área e componente curricular. Nesses
elementos, também comparecem, por diversas vezes, menções à argumentação.
Além disso, vários estudos da área da argumentação apontam uma certa dificuldade
em trabalhar com essa temática na sala de aula e na escola. Diante desse contexto,
essa pesquisa se propôs a investigar a argumentação como competência e como
elemento presente nas habilidades da Educação Básica, a partir do que orienta a
BNCC, verificando quais são as propostas para o trabalho vinculado ao ato de
argumentar e quais são as concepções teóricas envolvidas. Para isso, foi realizada
uma busca do radical argument, em todo o corpo do texto, para identificar e tabular
as menções que ocorreram na escrita das habilidades. Também foram analisadas as
ocorrências do radical argument, nas habilidades de Língua Portuguesa, do 8º ao 9º
ano do Ensino Fundamental, de acordo com um quadro estruturante, proposto pela
BNCC, para verificar em qual posição há referência à argumentação e o que isso
poderia indicar, em relação às concepções teóricas apresentadas nos estudos de
Patrick Charaudeau (2004, 2012) e de Oswald Ducrot (1988). Ao final da pesquisa,
conclui-se que, de acordo com a maneira como se estruturam as habilidades
atreladas à argumentação, no intervalo observado, por vezes, há uma identificação
com a perspectiva discursiva, apresentada na Teoria da Argumentação na Língua.
No entanto, a argumentação é vista, predominantemente, como um fenômeno
linguageiro, alinhando-se à perspectiva linguístico-discursiva. Além disso, o trabalho
voltado ao ato de argumentar é fortemente direcionado para a área de Linguagens e
para Língua Portuguesa, reforçando que possa estar vinculada a um campo em
específico.; |