Autor |
Seimetz, Amanda; |
Orientador |
Jaeger, Aline; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5495822787948912; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Portuguese and talian: a case study of three generations’ perceptions and realities; |
Resumo |
Oficialmente, o Brasil é reconhecido como um país bilíngue, tendo Português e
LIBRAS como suas línguas nacionais. Entretanto, diversas outras línguas são faladas
em seu território nacional, uma delas sendo Talian. Esta pesquisa busca apresentar
as percepções de falantes de Talian quanto ao uso, relevância e necessidade de
passar a língua em diante. O objetivo também é compreender se o Talian é visto como
uma língua ou variação do Italiano, podendo assim determinar um possível futuro da
língua dentro da comunidade, baseando-se no ponto de vista dos participantes. Foram
aplicados questionários e foram realizadas entrevistas com três membros de uma
família bilíngue em Português-Talian. Busca-se através dos dados coletados com
questionários e entrevistas obter uma clara visão de como cada participante vê e
interage com o Talian. As pesquisas e trabalhos desenvolvidos por Harding‐Esch, E.,
Riley, P. (2003), Bloomfield (1933), Romaine (1995), Baker (2001), Myers - Scotton
(2006), Grosjean (1996), De Fina (2007), King e Mackey (2007), Lambert (1980),
Poplack (1980), Spolsky (2004) e Ferguson (1949) foram de grande valia para
embasar a pesquisa e auxiliar na análise dos dados coletados. Com base no ponto de
vista dos participantes, os resultados apontam que o Talian é visto como uma língua
que é majoritariamente oral.; |
Abstract |
Officially, Brazil is recognized as a bilingual country, having Portuguese and
LIBRAS as its two national languages. However, many other languages being spoken
in the country, one of them being Talian. This research has the objective of presenting
the perceptions of three generations of the same family of Talian speakers,
surrounding its usage, relevance, and the need for the language to be passed on along.
The intent is to describe how these speakers see Talian, either as a language or variety
of Italian, and to develop a better knowledge around the possible future of the language
in the community, based on the participant’s views. The three participants are
members of a Portuguese-Talian bilingual family; they answered questionnaires and
were invited to take part in interviews. The aim is to describe, based on the data
collected, how each participant sees and interacts with Talian. The research and works
developed by Harding‐Esch, E., Riley, P. (2003), Bloomfield (1933), Romaine (1995),
Baker (2001), Myers - Scotton (2006), Grosjean (1996), De Fina (2007), King and
Mackey (2007), Lambert (1980), Poplack (1980), Spolsky (2004) and Ferguson (1949)
were of great value in helping develop the theoretical basis and the data analysis of
what was collected. According to the viewpoint of the participants, it is possible to affirm
that Talian is seen as a language and that it is predominantly an oral language.; |
Palavras-chave |
Bilinguismo; Língua minoritária; Política linguistica; Talian; Bilingualism; Linguistic policy; Minority language; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-11-28; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11506; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |