RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A tecnologia como ferramenta de ensino em sala de aula na disciplina de língua inglesa: percursos de desenvolvimento docente

Mostrar registro simples

Autor Knorst, Lilian Birk;
Orientador Schnack, Cristiane Maria;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6839627123285556;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A tecnologia como ferramenta de ensino em sala de aula na disciplina de língua inglesa: percursos de desenvolvimento docente;
Resumo Pensar a formação docente, no âmbito da formação continuada, supõe pensar em formatos que desenvolvam conhecimentos de diferentes campos (TARDIF, 2002). No âmbito da temática das tecnologias na educação não é diferente. Importa pensar não apenas sobre os conhecimentos sobre tecnologia, ou sobre como utilizar a tecnologia em sala de aula, mas na relação do professor com as tecnologias na educação, e no protagonismo do professor em relação a esses conhecimentos (CARNIN, 2016). Para formatos distintos, competências distintas são fomentadas porque advindos de campos de saberes distintos. É nesse contexto que o presente trabalho se insere, buscando compreender como professores em formação relacionam-se pedagogicamente com o uso de tecnologias na educação, de modo a discutir os princípios que devem orientar a construção de uma proposta de formação continuada eficaz. Ademais, sabe-se que espaços de formação continuada não faltam. Em termos metodológicos, a pesquisadora, pautada pelos princípios de uma pesquisa qualitativa (DIAS, 2000), observou um evento de formação continuada de um grupo de professores de Língua Inglesa, pertencentes a uma rede municipal de educação básica do Vale dos Sinos. Dessa observação, originou-se um diário de campo, que fomentou a elaboração de um questionário enviado a todos os professores participantes e uma entrevista semi-estruturada realizada com uma professora do grupo. A entrevista foi gravada, transcrita e analisada. Os dados revelam que a formação continuada, aqui voltada para a aprendizagem sobre o uso de tecnologias na sala de aula, é um espaço de articulação entre os quatro saberes (TARDIF, 2002), sem privilegiar apenas um. Assim, a proposição e organização de qualquer percurso de formação continuada deve considerar o entendimento de ensino de Língua Inglesa do corpo docente, e garantir espaços para que o professor possa trazer suas necessidades, ressignificar seus conhecimentos, compartilhar planos de aula e receber “feedback” no percurso.;
Abstract Thinking about teacher education, in the context of continuing education, implies thinking about formats that develop knowledge from different fields (TARDIF, 2002). In the field of technology in education, it is no different. It is important to think not only about the knowledge about technology, but also about how to use technology in the classroom, but about the teacher's relationship with the technologies in education, and the teacher's role in relation to these knowledge (CARNIN, 2016). For different formats, different competences are fostered because they come from different fields of knowledge. It is in this context that the present work is inserted, trying to understand how teachers in formation are related pedagogically with the use of technologies in education, in order to promote a discussion about principles that can be used to construct a proposal of an effective continuous formation. In addition, it is known that spaces of continuous formation are not lacking. In methodological terms, the researcher, based on the principles of a qualitative research (DIAS, 2000), observed an event of continuous formation of a group of teachers of English Language, belonging to a municipal network of basic education of Vale dos Sinos. From this observation, a field diary was created, which encouraged the elaboration of a questionnaire sent to all participating teachers and a semi-structured interview with a teacher of the group. The interview was recorded, transcribed and analyzed. The data show that continuing training, focused on learning about the use of technologies in the classroom, is a space of articulation between the four knowledges (TARDIF, 2002), without privileging only one. Thus, the proposition and organization of any continuing training course should consider the understanding of teaching English Language of the teaching staff, and ensure spaces for the teacher to bring their needs, re-signify their knowledge, share lesson plans and receive "feedback" in the course.;
Palavras-chave Formação continuada; Tecnologias na educação; Relação professor-tecnologias; Continuing education; Technologies in education; Teacher-technology relation;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-07-03;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11504;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística