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A humanização do diabo em Lucifer: do algoz do inferno ao detetive com problemas de identidade

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Autor Oliveira, Lucas Barros de;
Orientador Duarte, Márcia Lopes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8111183002354058;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A humanização do diabo em Lucifer: do algoz do inferno ao detetive com problemas de identidade;
Resumo A humanização e protagonização de antagonistas clássicos estão se tornando cada vez mais comuns na literatura e mídia contemporâneas, portanto, torna-se ainda mais interessante analisar tal movimento. Este trabalho apresenta uma análise no âmbito da literatura comparada para compreender tal processo em um dos vilões mais antigos da história de nossa sociedade: o Diabo. A pesquisa tem como objeto de estudo a série Lucifer, na qual o Diabo torna-se o protagonista, ajudando uma detetive e tendo sua possível ascensão como anjo. É realizada uma análise da construção histórica do Diabo, de sua origem até a contemporaneidade, passando pela camuflagem imposta pela igreja em meados do século XX por conta do Iluminismo e, posteriormente, ascensão desta pela inconformidade dos românticos satânicos. Verificou-se que a construção histórica do Diabo, desde sua origem até a atualidade, contribuiu com a construção identitária deste, podendo ser observado o fator da rebeldia, da argumentação e poder da palavra, da androginia angelical e da tentação. Ao construir uma linha comparativa entre os Diabos de Gil Vicente e Ariano Suassuna, os Diabos contemporâneos de As Meninas Superpoderosas, South Park e Lucifer, é possível considerar que o contato das personagens com os homens os ressignificam e os humanizam. Seja ao longo da trama ou na sua construção pelos autores, as personagens adquirem certo carisma da audiência e muitas das características de nossa sociedade – inclusive possível redenção e um protagonismo heróico.;
Abstract The humanization and protagonism of classical antagonists are becoming increasingly common in contemporary literature and media, so it becomes even more interesting to analyze such movement. This work presents an analysis in the scope of comparative literature to understand this process in one of the oldest villains in the history of our society: the Devil. The research has as object of study the drama series Lucifer, in which the Devil becomes the protagonist, helping a detective and having his possible rise as an angel. It is worked with an analysis of the historical construction of the Devil, from its origin to the contemporaneity, through the camouflage imposed by the church in the mid-twentieth century on the account of the Enlightenment and, after, its ascension by the nonconformity of the satanic romantics. With this timeline, one has perceived that the historical construction of the Devil, from its origin to the present, contributed to his identity construction, being able to observe the factors of the rebellion, the argumentation and power of the word, the angelic androgyny and temptation. By tracing a comparative line among the Devils of Gil Vicente and Ariano Suassuna, the contemporary Devils of The Powerpuff Girls, South Park and Lucifer, it is possible to consider that the contact of the characters with human beings resigns and humanizes them. Through the plot’s construction or the authors’ train of thought, these characters end up acquiring charisma from the audience and also many of the characteristics from our society – including possible redemption and heroic protagonism.;
Palavras-chave Lucifer; Figura; Construção da personagem; Humanização; Figure; Character construction; Humanization;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-12-10;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11495;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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