Autor |
Pizzol, Carla Adriana Zanatta Dal; |
Orientador |
Taiane Malabarba; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7257899802148769; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Avaliações e sentimentos no ensino de inglês como língua adicional; |
Resumo |
As avaliações são algo comum no dia a dia dos/as alunos/as, mas pouco se
fala ou se pesquisa sobre os efeitos que elas têm nos sentimentos dos/as
aprendizes e de que maneira os resultados que eles/elas obtêm nessas avaliações
influencia a sua motivação para seguir aprendendo. O presente estudo tem por
objetivo evidenciar as percepções de alunos/as de inglês como língua adicional
acerca das avaliações às quais são submetidos/as no contexto de aprendizagem no
qual estão inseridos/as. Busca-se compreender quais são os sentimentos que
experimentam os/as alunos/as quanto à realização das avaliações e quanto aos
seus resultados nelas. Além disso, busca-se investigar se a maneira como se
sentem influencia na sua motivação como estudante da língua. Para desenvolver
este estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio com
sete alunos/as de inglês como língua adicional de uma escola de idiomas da região
metropolitana de Porto Alegre/RS. A análise qualitativa (RYAN; BERNARD, 2000)
das entrevistas revela sentimentos positivos e sentimentos negativos em relação à
avaliação. Dentre os sentimentos positivos, estão a autoestima elevada, a confiança
e a segurança do seu desempenho com a língua. Dentre os sentimentos negativos,
estão a frustração, a ansiedade e o nervosismo. Os resultados apontam para a
necessidade de reflexão no que tange aos sentimentos desencadeados pelos
processos avaliativos no contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa como
língua adicional.; |
Abstract |
Assessment practices are present in students’ daily lives, but little is spoken or
researched about the effects that they have on learner’s feelings and how the results
they achieve influence their motivation to keep learning. The purpose of this study is
to highlight the perceptions of English students as an additional language about the
assessment practices to which they are submitted in their learning context. It seeks
to understand what feelings students experience regarding such practices and their
results. Besides that, it seeks to investigate whether the way they feel influence their
motivation as a language student. In order to develop this study, semi-structured
interviews were carried out with seven students of English as an additional language
from a language school in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. The
interviews, recorded in audio and submitted to qualitative analysis (RYAN;
BERNARD, 2000), reveal positive and negative feeling regarding evaluation. Among
the positive feelings are the high self-esteem, confidence and security about their
language development. Among the negative feelings are the frustration, anxiety and
nervousness. The results point to the need for reflection about the feelings triggered
by the assessment practices in the context of teaching and learning English as an
additional language.; |
Palavras-chave |
Inglês como língua adicional; Sentimentos; Avaliação; Entrevistas; Análise qualitativa; English as an additional language; Feelings; Assessment; Interviews; Qualitative analysis; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-12-14; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11486; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |