Resumo |
Este estudo propõe investigar de que forma as marcas linguísticas presentes no discurso textual de comentários postados na rede social Facebook e a argumentação como prática social revelam como os leitores-comentaristas se manifestam por intermédio de seus comentários. A partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa teve a base referencial teórica centrada, dentre outros autores, em Charaudeau (2015) e Koch e Elias (2017). Para se chegar às conclusões possíveis, buscou-se analisar as marcas linguísticas e a argumentação em oito comentários postados em duas notícias a respeito de novas leis de trânsito veiculadas na rede social Facebook. Os resultados apontam que o internauta, ao realizar seu comentário, na maioria dos casos, posiciona-se contra o tema da notícia. Assim criaram-se duas categorias para a análise de comentários: revolta e desabafo. Concluiu-se que todos os comentários analisados carregam valor argumentativo, independentemente de seu caráter. Além disso, a argumentação presente nesse gênero textual coloca em cena uma prática social voltada ao ato de falar muito, e escutar pouco, e internautas que sentem maior liberdade em se expressar na rede por estarem protegidos pela tela do celular ou do computador.; |