Resumo |
Para que o indivíduo se reconheça como ser humano, é preciso que lhe seja garantida a possibilidade de ter voz, experienciando a vida e se sentindo representado em todos os lugares. Assim, o propósito desta pesquisa foi o de oportunizar um espaço de reflexão sobre a importância das discussões acerca da diversidade de orientações sexuais1 dentro dos espaços escolares da Educação Básica, problematizando a forma como esses aspectos são abordados e/ou contemplados no contexto educacional. A base referencial foi alicerçada, dentre outros autores, em Larrosa (2002) e Moreira e Candau (2007). Abarcando um misto entre a abordagem quantitativa e a qualitativa, buscou-se analisar as respostas oriundas de um formulário de perguntas da ferramenta Google, além dos depoimentos disponibilizados em um espaço aberto ao final do questionário. A partir de 108 respostas, percebeu-se a ausência de uma escola democrática, que cumpra verdadeiramente seu papel, abrangendo as multiplicidades que a compõem. Além disso, notou-se que o preconceito, a discriminação e a violência contra a comunidade LGBT+2 também têm berço na escola, que muitas vezes fecha os olhos para uma triste e cruel realidade. Observados os resultados das análises, ressalta se a contribuição desta pesquisa como ferramenta de reflexão para os cursos de licenciatura e de alerta para as instituições de ensino, local em que vidas podem ser transformadas.; |