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O desenvolvimento da linguagem de aluna com deficiência intelectual no espaço do atendimento educacional especializado

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metadataTrad.dc.contributor.author Dias, Ariele Schumacher;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fronza, Cátia de Azevedo;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title O desenvolvimento da linguagem de aluna com deficiência intelectual no espaço do atendimento educacional especializado;
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é analisar e refletir sobre práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço do Atendimento Educacional Especializado a uma aluna com deficiência intelectual de uma escola da grande Porto Alegre. Para a realização desta pesquisa, quatro aulas foram gravadas, além de ter sido realizada uma entrevista com a professora do AEE. As atividades em foco voltam-se para a elaboração de um livro a partir das imagens dos carimbos; realização de jogos que contemplam a ortografia; pesquisa sobre brincadeiras africanas e atividade relativa à matemática. As análises dessas atividades partem de autores que têm se voltado aos estudos de alfabetização e letramento, linguagem e deficiência intelectual, como Soares (2003), Travaglia (2005), Geraldi (2006), Val (2006), Leite (2016), Haag (2015), Santos (2012), Cárnio e Shimazaki (2011), entre outros. Considerando as atividades analisadas a partir do referencial teórico, pode se dizer que há poucas práticas de letramento no contexto do AEE. Em outras palavras, as atividades parecem não levar em conta as necessidades apresentadas pela aluna, como foco em frases soltas, cópia de texto, jogos que contemplam somente a ortografia e a elaboração de um livro sem propósito. As práticas observadas quase não estimulam a linguagem da aluna, uma vez que é pouco oportunizado o desenvolvimento das habilidades linguísticas e a competência comunicativa. Entende-se que o professor do AEE precisa criar condições para que o aluno possa ultrapassar as dificuldades impostas pela deficiência. Pelo que foi possível verificar, épreciso continuar repensando práticas pedagógicas voltadas a aluno com deficiência intelectual, pois, para contribuir para a sua aprendizagem e formação integral, ações diferentes das que foram verificadas neste estudo devem ser implementadas.;
metadataTrad.dc.subject Linguagem; Atendimento educacional; Especializado; Deficiência intelectual;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-07-06;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11475;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Letras;


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