Resumo:
Estamos vivendo um desequilíbrio ambiental global, reflexo de anos de produção e consumo sem a preocupação com os impactos de longo prazo. Esse contexto tem estimulado um processo de maior consciência ecológica entre os indivíduos, dando origem a movimentos próambientais em vários países ao redor do mundo, estimulando uma nova perspectiva de padrões de consumo. Neste contexto, estilos de vida mais saudáveis, assim como a responsabilidade socioambiental, se tornaram prioridade para os consumidores. A questão ambiental mexeu com a consciência do consumidor, fazendo com que ele reconhecesse seu importante papel na redução dos danos ambientais e resultando na preocupação com o impacto desses danos em sua saúde e segurança, de maneira a promover uma mudança de perspectiva sobre o consumo de alimentos. Ao contrário de outros bens de consumo, a comida é uma necessidade básica e não pode ser renunciada ou substituída. O período de crise social em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) recoloca o tema da alimentação como atividade fundamental. O fato do consumo de alimentos ser vital para o bem-estar humano torna esta uma área importante a ser investigada, pois dependemos da alimentação para viver, seja fisicamente, seja como atividade que envolve ritos, tradições e sociabilidade. De forma a gerar uma melhor compreensão dos resultados conflitantes existentes, bem como para gerar um entendimento mais generalizado do tema, foi realizado um estudo meta-analítico dos dados levantados nas pesquisas quantitativas sobre consumo responsável na área de alimentação, identificando seus principais construtos antecedentes e moderadores. Com base em um banco de dados de trinta e um estudos empíricos, este estudo meta-analítico tem como objetivo fornecer uma visão geral dos antecedentes e possíveis moderadores do consumo responsável de alimentos. Entre os antecedentes, percepção de risco, norma subjetiva, influência social, preocupação ambiental e atitude exibiram efeitos mais fortes na intenção, seguidos por percepção de comportamento controlado, conhecimento, utilitarismo, hedonismo, confiança, crenças, comportamento passado e qualidade.