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Análise de acidentalidade na br 386 - trecho Tabaí/Canoas: propostas de melhorias de baixo custo no (s) ponto (s) mais crítico (s) de acordo com análise de severidade dos acidentes

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Autor Pereira, Luana Garcia;
Orientador Bruxel, Danielle de Souza Clerman;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4166626752660120;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Análise de acidentalidade na br 386 - trecho Tabaí/Canoas: propostas de melhorias de baixo custo no (s) ponto (s) mais crítico (s) de acordo com análise de severidade dos acidentes;
Resumo Este trabalho trata-se de um estudo investigativo de acidentalidade onde foram identificados dois segmentos mais críticos ao longo de um trecho (61 km) da rodovia federal BR-386, através do método de severidade dos acidentes. Para isso, adotou se uma metodologia para classificação dos trechos, em que foram atribuídos os conceitos: “muito crítico”, “crítico”, “regular” e “ótimo” de acordo com a severidade de cada um. Verificou-se também, se os acidentes estavam ocorrendo em segmentos isolados ou trechos críticos, agrupando-os em 11 subtrechos de 5 km de extensão e 1 subtrecho de 6 km de extensão, nomeados de A a L. Esta análise identificou maior severidade no subtrecho “K” que compreende os kms 435 ao 439. Os segmentos mais críticos foram o km 435 e o km 437, ambos com maior índice de severidade nos anos de 2017 e 2018, respectivamente. Nestes locais foi realizada investigação estatística dos acidentes, análise em campo e identificação dos cenários de risco para elaboração de uma proposta de baixo custo para intervenção. Identificou-se que ambos os trechos estão situados em zona urbana da rodovia com grande fluxo de veículos de carga, conflitos de velocidade e de tráfego local com tráfego de passagem. Além disso, esses locais possuem travessias em nível, tanto de pedestres quanto de veículos, o que aumenta o risco de acidentes de trânsito. Como propostas de intervenção rápidas e de baixo custo foram recomendados a instalação de redutores de velocidade nos dois trechos. Na rotatória do km 435, canalização do fluxo de pedestres, reforços na sinalização vertical e horizontal e execução de fresagem, tratamento superficial ou microrevestimento asfáltico no pavimento em ambos os lados da rodovia. Já para o km 437, recomendou-se reforço na sinalização vertical para que os veículos identifiquem a localização do retorno regulamentado com antecedência, além da realização de fresagem, tratamento superficial ou microrevestimento asfáltico em um dos sentidos da rodovia.;
Palavras-chave Índice de severidade; Rodovia; Acidentes de trânsito; Conflitos; Travessias;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-12-04;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11413;
Nivel Graduação;
Curso Engenharia Civil;


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