RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Análise de acidentalidade na br 386 - trecho Tabaí/Canoas: propostas de melhorias de baixo custo no (s) ponto (s) mais crítico (s) de acordo com análise de severidade dos acidentes

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Pereira, Luana Garcia;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Bruxel, Danielle de Souza Clerman;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4166626752660120;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Análise de acidentalidade na br 386 - trecho Tabaí/Canoas: propostas de melhorias de baixo custo no (s) ponto (s) mais crítico (s) de acordo com análise de severidade dos acidentes;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho trata-se de um estudo investigativo de acidentalidade onde foram identificados dois segmentos mais críticos ao longo de um trecho (61 km) da rodovia federal BR-386, através do método de severidade dos acidentes. Para isso, adotou se uma metodologia para classificação dos trechos, em que foram atribuídos os conceitos: “muito crítico”, “crítico”, “regular” e “ótimo” de acordo com a severidade de cada um. Verificou-se também, se os acidentes estavam ocorrendo em segmentos isolados ou trechos críticos, agrupando-os em 11 subtrechos de 5 km de extensão e 1 subtrecho de 6 km de extensão, nomeados de A a L. Esta análise identificou maior severidade no subtrecho “K” que compreende os kms 435 ao 439. Os segmentos mais críticos foram o km 435 e o km 437, ambos com maior índice de severidade nos anos de 2017 e 2018, respectivamente. Nestes locais foi realizada investigação estatística dos acidentes, análise em campo e identificação dos cenários de risco para elaboração de uma proposta de baixo custo para intervenção. Identificou-se que ambos os trechos estão situados em zona urbana da rodovia com grande fluxo de veículos de carga, conflitos de velocidade e de tráfego local com tráfego de passagem. Além disso, esses locais possuem travessias em nível, tanto de pedestres quanto de veículos, o que aumenta o risco de acidentes de trânsito. Como propostas de intervenção rápidas e de baixo custo foram recomendados a instalação de redutores de velocidade nos dois trechos. Na rotatória do km 435, canalização do fluxo de pedestres, reforços na sinalização vertical e horizontal e execução de fresagem, tratamento superficial ou microrevestimento asfáltico no pavimento em ambos os lados da rodovia. Já para o km 437, recomendou-se reforço na sinalização vertical para que os veículos identifiquem a localização do retorno regulamentado com antecedência, além da realização de fresagem, tratamento superficial ou microrevestimento asfáltico em um dos sentidos da rodovia.;
metadataTrad.dc.subject Índice de severidade; Rodovia; Acidentes de trânsito; Conflitos; Travessias;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-12-04;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11413;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Engenharia Civil;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas