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Índice de caminhabilidade: estudo de caso da área central da cidade de São Leopoldo/RS

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Autor Aroche, Daniel dos Santos;
Orientador Bruxel, Danielle de Souza Clerman;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4166626752660120;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Índice de caminhabilidade: estudo de caso da área central da cidade de São Leopoldo/RS;
Resumo O crescimento exponencial de automóveis, não acompanhados do crescimento da malha rodoviária brasileira e, ainda, o alto índice de poluição e degradação do meio ambiente, revela uma mudança necessária de pensamento ao tipo de futuro que se busca. Sabemos que a melhor maneira de reduzir a poluição e os danos ao meio ambiente é a diminuição de automóveis em circulação no país. Os investimentos em infraestrutura para transportes alternativos, como coletivos ou ainda a pé, devem ser pensados de maneira que estimule a população para o seu uso. A qualidade no deslocamento dos pedestres, está relacionada com as condições oferecidas pelo local. O Índice de Caminhabilidade surge como uma ferramenta que avalia e calcula diferentes critérios de deslocamentos do pedestre no espaço urbano. Estes dados servem como subsídios para que sejam adotadas medidas que visam melhorar o espaço urbano, tornando-o atrativo, seguro e com uma infraestrutura adequada para o pedestre. Este estudo tem como objetivo analisar e calcular o Índice de Caminhabilidade das ruas Independência, São Caetano e São Pedro, localizadas na cidade de São Leopoldo/RS. O percurso total de estudo, analisando dois segmentos de calçadas por cada quadra, possui 1.362 metros de extensão e engloba o trajeto entre o principal centro comercial da cidade e a estação de trem denominada estação São Leopoldo.;
Palavras-chave Mobilidade urbana; Índice de caminhabilidade; Infraestrutura; Caminhabilidade;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-12-02;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11406;
Nivel Graduação;
Curso Engenharia Civil;


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