Resumo |
Atualmente, o transporte rodoviário é responsável pelo desenvolvimento e o crescimento econômico do país. É considerado o principal meio de circulação da produção nacional. De acordo com a Confederação Nacional de Transportes (CNT) (2017), a rede rodoviária recebe um tráfego de aproximadamente 90% de passageiros e mais de 60% das cargas que circulam no país. Uma rodovia em estado precário de conservação do pavimento, compromete diretamente a capacidade produtiva da mesma afetando a qualidade de vida da população, bem como a segurança dos passageiros e das cargas. Este trabalho tem como objetivo analisar através do Levantamento Visual Contínuo (LVC) e da análise objetiva, a atual condição de cinco vias de transporte do município de Osório/RS, sendo elas, Avenida Brasil, Estrada OS-060, Rua General Osório, Rua João Sarmento e Rua Santos Dumont. Foram identificadas as manifestações patológicas existentes no pavimento flexível, quantificando os defeitos e aferindo as flechas nas trilhas de roda, conforme os procedimentos do DNIT 008/2003 e 005/2003. O LVC foi executado nos cinco trechos do estudo, dos quais foram divididos em subtrechos amostrais de 100m cada, para melhor visualização e precisão nos resultados. A análise executada em campo apontou que os defeitos mais frequentes nos trechos foram: panelas, remendos, afundamentos e trincas. Diante disso, pode-se concluir que a Estrada OS-060 teve um número praticamente nulo de defeitos em comparação as demais, com classificação de 95% ótima no Índice de Condição dos Pavimentos Flexíveis e Semirrígidos (ICPF), no Índice do Estado da Superfície do Pavimento (IES), e também no Índice de Gravidade Global (IGG). Isso se deve ao fato de que somente esse trecho possui projeto de pavimentação, diferente dos demais trechos, em especial a Rua General Osório na qual apresentou classificação de 58% péssimo no ICPF e 67% ruim no IES, considerado como o pior trecho avaliado. O procedimento do DNIT 006/2003 que aborda o IGG, foi realizado nos trechos da Estrada OS 060 e da Rua General Osório nas quais obtiveram classificações extremas (ótimo e péssimo) afim de demostrar as diferenças existentes nos resultados obtidos. Referente as medidas aferidas nas trilhas de roda, pode-se concluir que o valor máximo encontrado na Estrada OS-60 foi de 6mm. Já para a Rua General Osório, os valores oscilaram de 1mm a 70mm, considerados bem acentuados para um trecho urbano. Assim, a partir do contexto apresentado, é visível a necessidade do desenvolvimento de um plano de 4 gestão de pavimentos no município em estudo, afim de prolongar a vida útil da malha viária da cidade, bem como reduzir os custos relativos a reparos de defeitos e proporcionar uma melhor trafegabilidade aos usuários.; |