Resumo |
O relações-públicas é um profissional capaz de atuar em diferentes áreas. Com base nisso, pode-se observar a versatilidade como uma de suas marcas registradas. Mas ela é também, responsável por gerar confusão sobre a profissão perante a sociedade e até mesmo entre os estudantes e profissionais de RP. Essa crise identitária é sublinhada por estereótipos, como o rótulo de que RP é um “profissional de eventos”, reduzindo a profissão a uma única função, banalizando suas competências. Porém, percebe-se que mesmo apesar da força do rótulo, é questionável a presença de relações-públicas em algumas categorias específicas de eventos, como por exemplo, os do âmbito cultural. A partir dessa reflexão, esse trabalho teve como objetivo entender o mercado cultural como área de atuação para Relações Públicas. Para atender esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade como técnica de coleta de dados, tendo a análise de conteúdo, como técnica de análise dos dados obtidos. As entrevistas foram feitas com 4 produtoras culturais e através dessa análise, foi possível traçar o perfil do Produtor Cultural, examinando se RP possui as competências necessárias para atuar na área, buscando ainda, compreender como Relações Públicas e Produção Cultural podem contribuir entre si, a fim de promover a Cultura no país; |