Resumo |
Os eventos virtuais vêm se apresentando como uma importante estratégia de relacionamento junto aos stakeholders, especialmente diante do cenário causado pela pandemia da Covid-19. Já existiam há mais tempo, mas passaram a se tornar parte do cotidiano dos seres humanos a partir da impossibilidade de realização de ações presenciais. Entretanto, existem dúvidas quanto à recepção e percepção dos indivíduos, bem como sobre o comportamento destes diante da experiência gerada nesse espaço. Isso deve-se, principalmente, ao fato de que ainda há poucos estudos sobre o assunto. O tema do presente trabalho de conclusão consiste, portanto, no evento online como estratégia de relacionamento e a análise da experiência percebida pelos participantes neste ambiente. O trabalho é dividido em quatro eixos principais: eventos, ambiente virtual, experiência e pessoas – os quais são analisados e interligados por meio da mentalidade de Design de Eventos. Tivemos como objetivo geral investigar a percepção experiencial dos indivíduos diante do evento virtual e, para isso, investigamos o evento como estratégia de comunicação e relacionamento, entendemos o comportamento dos participantes diante do evento online e compreendemos de que forma as experiências projetadas nesse ambiente são percebidas pelos participantes. A presente pesquisa é baseada no método fenomenológico de nível exploratório. Iniciamos com uma pesquisa da pesquisa, seguindo pela pesquisa bibliográfica. No campo empírico, realizamos duas etapas: questionário e entrevistas. Por fim, concluímos que os eventos virtuais se apresentam em uma série de paradoxos, carregando consigo vantagens no que se diz respeito à amplitude geográfica e populacional, apresentando-se como uma alternativa mais prática para os dias atuais. Como desafio, destaca-se a falta de uma experiência memorável, pelo fato de que não consegue suprir as questões sociais e afetivas da mesma forma que um evento presencial; |