Resumo |
Esta pesquisa tem por finalidade realizar um estudo que visa entender como se dá o processo para a construção da visibilidade de fala das mulheres nas organizações, e entender também sobre como as mulheres estão posicionadas nas organizações onde trabalham, bem como, os fatores e/ou limitações que as fizeram chegar onde estão. Neste cenário, surgem as perguntas de pesquisa: Como se dá a visibilidade e espaço de fala das mulheres nas organizações? E, se as questões de gênero afetam as possibilidades de as mulheres crescerem em seus locais de trabalho? Mediante o exposto, este trabalho tem por objetivo principal analisar a percepção das colaboradoras quanto à visibilidade e espaço de fala por meio de entrevistas em profundidade com mulheres de diferentes organizações da área da comunicação. Para dar conta de tais objetivos, esta pesquisa se propõe a analisar, primeiramente, dois casos que são exemplos midiáticos no país e no mundo, sendo então os casos de Rachel Maia e Luiza Helena Trajano. Após esta análise, é feita a conclusão com base nos dados coletados via entrevistas com mulheres “reais” e análises que compõem este trabalho de pesquisa. Como quadro teórico acionamos os conceitos de lugar de fala, guiado pelo livro de Djamila Ribeiro, também o conceito da espiral do silêncio, de acordo com Elisabeth Noelle-Neuman, gênero nas organizações e feminismo, guiado por diversos autores especialistas nas áreas; |