Resumo |
Este trabalho tem como propósito investigar como a performance do jogador interfere na construção da sua marca, seja com atitudes em campo ou extracampo. Assim, nos propomos a analisar de que forma as ações dos atletas extracampo afetam o clube que representam e como o clube reage com o jogador/organização. Como problema de pesquisa o eixo está em verificar de que forma a atuação, em campo e extracampo, interfere na construção da imagem do jogador e em sua simbólica social e como a atitude do jogador afeta a imagem do Clube. Para isso, desenvolvemos um estudo de caso sobre a imagem em circulação dos jogadores Cristiano Ronaldo e Neymar, sendo que tais observáveis foram sistematizados em três frames temporais a saber: Copa do Mundo de 2018, caso de assédio em 2019 e quarentena em 2020, além de seus perfis no Instagram. Como aportes teóricos mobilizamos pesquisas sobre esporte e mídia, midiatização e circulação de sentidos, imagem de jogadores de futebol, sua reputação e os conflitos gerados pela imagem. Como principais autores temos Antônio Fausto Neto, Édison Gastaldo e Ronaldo Helal que são referência quando se trata de comunicação e futebol, além de Baldissera e Ana Rosa agregando sobre imagem e circulação, outro ponto muito discutido neste trabalho. Ao longo da pesquisa inferimos que a imagem de um jogador de futebol deve ser vista como uma organização, visto que as relações extracampo interferem nas do campo e vice-versa, contudo a irrupção de sentidos típica da midiatização não pode ser administrada nem pelos clubes, nem pelos jogadores. O que ocorre é uma espécie de blindagem pelos feitos em campo que reduzem a potência das polêmicas enquanto crises de reputação; |