Autor |
Cheruti, Fernanda Dewes; |
Orientador |
Rosa, Ana Paula da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2166615059295438; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A presença da igreja católica nas redes sociais: uma análise das inserções dos padres Fábio de Melo, Marcelo Rossi e Reginaldo Manzotti no Facebook; |
Resumo |
Neste trabalho será analisada a inserção dos padres Fábio de Melo, Marcelo Rossi e Reginaldo Manzotti no ambiente digital, suas estratégias e como as suas inclusões e dos demais sacerdotes afetam a cultura da igreja católica. Com o objetivo de analisar as estratégias comunicacionais utilizadas pelos padrescelebridades nas redes sociais, em especial no Facebook, através do método abdutivo, foram analisadas as páginas destes três padres no Facebook, durante os dias 09 a 14 de outubro de 2017, contemplando o dia dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, marco importante para a igreja católica. Os objetivos foram alcançados através das análises do conteúdo e questionários aplicados com um grupo de fiéis e com padres pertencentes ao Vicariato de Canoas. São abordados os conceitos de mídia e religião com os autores Borelli, Martino, Sbardelotto e Burity, midiatização da religião com Gasparetto, Braga, Fausto Neto e Rosa, circulação midiática com Braga e Gomes, estratégias comunicacionais e construção da reputação dos padres-celebridades com Cuervello, França, Martino, Baldissera e Fausto Neto, o espaço das redes digitais com Teles, Recuero e Sabrdelotto, e a mercantilização da fé com Martino, Souza, Simões e Sibilia; |
Abstract |
This work will analyze the insertion of the priests Fábio de Melo, Marcelo Rossi and Reginaldo Manzotti in the digital environment, their strategies and how their inclusion and the other priests affect the culture of the Catholic Church. With the objective of analyzing the communication strategies used by celebrities on social networks, especially on Facebook, through the abductive method, the pages of these three priests on Facebook were analyzed during October 9-14, 2017, contemplating the the 300th anniversary of the apparition of Our Lady of Aparecida, an important landmark for the Catholic Church. The objectives were achieved through content analysis and questionnaires applied with a group of believers and with priests belonging to the Vicariate of Canoas. The media and religion concepts are discussed with the authors Borelli, Martino, Sbardelotto and Burity, mediatization of religion with Gasparetto, Braga, Fausto Neto and Rosa, media circulation with Braga and Gomes, communication strategies and reputation-building of celebrity priests with Cuervo, France, Martino, Baldissera and Fausto Neto, the space of the digital networks with Teles, Recuero and Sabrdelotto, and the commercialization of the faith with Martino, Souza, Simões and Sibilia; |
Palavras-chave |
Midiatização da religião; Padres-celebridades; Mídia e religião; Redes sociais; Facebook; Mediatization of religion; Parents-celebrities; Media and religion; Social networks; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-07-02; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11338; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Relações Públicas; |