Resumo |
O funcionamento conjunto entre aço e concreto é uma das premissas básicas para o funcionamento do concreto armado como elemento estrutural. Para que ambos os materiais trabalhem em conjunto é fundamental que haja a solidarização entre os mesmos em forma de aderência. Existem diversos fatores que interferem no comportamento solidário entre os componentes do concreto armado, sendo um deles a qualidade do concreto circunvizinho à barra de aço. As condições de adensamento influenciam bastante no que diz respeito à qualidade do concreto, principalmente nas faces superiores do elemento, onde este está sujeito a ser prejudicado devido à segregação, reduzindo as características mecânicas do concreto nesta região. Diante deste fato, este trabalho tem por objetivo estudar a influência do adensamento em relação à aderência entre aço e concreto, por meio da realização de ensaios de arrancamento do tipo pullout test, variando a posição da barra entre boa e má aderência e a forma de adensamento em manual, mecânica e sem adensamento, com o uso de concreto autoadensável. Assim, verificou-se a influência do tipo de adensamento em relação a aderência, onde o concreto autoadensável, devido sua capacidade de preencher melhor os vazios, apresentou melhores resultados de tensão, seguido pelo adensamento mecânico, e por último o manual. Dessa forma, percebe-se a clara vantagem da utilização do concreto autoadensável frente à aderência nas estruturas de concreto armado, tendo em vista que o mesmo não depende da influência do operador para compactá-lo. Além disso, pode-se verificar que o adensamento manual mostrou-se ineficaz por apresentar valores de tensão inferiores aos de projeto calculados segundo a NBR 6118 (ANBT, 2014), nos casos em que a barra esteve posicionada em zona de má aderência, por esse motivo, deve se evitar seu uso para peças com altura superior a 30 centímetros. Já para os casos de adensamento mecânico e auto compactação do concreto, os resultados encontrados apresentaram-se acima dos calculados.; |