Resumo |
A pesquisa “Imprimir afetos” traz uma reflexão sobre as articulações cinematográficas e movimentos corporais na construção da obra da diretora Claire Denis, com foco na criação de coreografias tanto na mise-en-scène, quanto nos movimentos de câmera. O presente texto se divide em três grandes segmentos, permeados pelo estudo da impressão dos corpos através das artes. No primeiro, há foco no destrinchamento de conceitos como os métodos pictóricos, corpos sem órgãos e perceptos e afectos, inserindo-se nas noções de um cinema de corpo. Nesta etapa, autores como Merleau-Ponty, Carla Gottlieb, Artaud, Deleuze e Guattari são norteadores na construção da reflexão. Para o segundo segmento, uma recuperação histórica da obra de Claire Denis, em conjunto da diretora de fotografia Agnès Godard, a partir dos elementos formais do movimento e evolução à câmera-corpo. O filme escolhido para análise é Beau Travail (Bom Trabalho, 1999), dirigido por Claire Denis, e através dele apresenta-se um panorama da representação visual da dança em diversas formas de expressões artísticas; |