Resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar a maneira pela qual a série Mr. Robot (Sam Esmail, 2015 - 2019) modula a narrativa a fim de representar o Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) do personagem Elliot Alderson. Com o intuito de compreender as implicações do transtorno na série, é efetuado anteriormente um estudo sobre a condição no âmbito médico-científico – apoiando-se, majoritariamente, na tese de doutorado de Marcello de Abreu Faria. Elabora-se também um panorama histórico da relação estabelecida entre o TDI e o cinema – analisando o retrato da patologia no universo cinematográfico, mais especificamente nos filmes: As três faces de Eva (1957), Sybil (1976), Vestida para matar (1980), A cor da noite (1994), As duas faces de um crime (1996), Clube da luta (1999), Identidade (2003) e Fragmentado (2016). Ademais, é realizado um estudo sobre conceitos narratológicos, com destaque para meganarrador, enunciação e focalização. Para esses, toma-se de base as teorias de autores como Casetti, Gaudreault, Genette e Jost. Em seguida, os conhecimentos desenvolvidos são aplicados em uma análise das quatro temporadas da série. Nesta etapa, acompanha-se a perspectiva cognitiva do personagem principal, de forma a investigar a influência do transtorno no discurso da narrativa; |