Resumo |
Este trabalho tem por objetivo debater como alguns recursos da linguagem audiovisual transitam do cinema para os jogos eletrônicos, para tanto, observa-se como os fundamentos de direção de fotografia são aplicados nos jogos cinematográficos. O estudo de caso analisa o jogo The Last of Us part II (2020), a partir de uma perspectiva cinematográfica, foca-se na direção de fotografia e como ela pode determinar a imersão do jogador/espectador. Inicialmente realiza-se uma contextualização histórica dos jogos eletrônicos, além de destacar a organização dos seus gêneros. Apresenta-se uma possível abordagem sobre as características que categorizam os jogos cinematográficos. Em seguida, debate-se a presença da direção de fotografia nesses jogos, observando o emprego da câmera virtual e como ela aproxima-se de conceitos oriundos do cinema. Por fim, analisa-se as decisões da direção de fotografia em The Last of Us part II, destacando especificamente a condução da câmera virtual na construção das cenas. Neste sentido, o estudo volta-se para a cutscene da morte de Joel, personagem principal do primeiro jogo, para então comparar com a visualidade nos momentos de jogabilidade; |