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| metadataTrad.dc.contributor.author | Francisco, Letícia Wilhelms; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisor | Christ, Roberto; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2911548879748339; |
| metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| metadataTrad.dc.title | Avaliação da incorporação do dióxido de titânio nas propriedades mecânicas e de autolimpeza em concretos reforçados com fibra de vidro; |
| metadataTrad.dc.description.resumo | O concreto reforçado com fibras de vidro (GRC) vem ganhando destaque em fachadas nos últimos anos, bem como a busca por uma solução para fachadas que apresentam muitas sujidades, demandando tempo e dinheiro para manutenção. Muito se tem falado sobre materiais autolimpantes capazes de recuperarem seu estado natural após serem contaminados com sujeiras. O concreto reforçado com fibras de vidro já foi testado quanto à autolimpeza mediante a inserção de dióxido de titânio em sua matriz e obteve resultados satisfatórios. Com o intuito de buscar a utilização de baixos percentuais de dióxido de titânio em materiais autolimpantes, este trabalho tem por objetivo avaliar a propriedade de autolimpeza de concretos reforçados com fibras de vidro com inserção de dióxido de titânio em suas misturas nos teores de 3%, 5% e 7%, avaliando não só a obtenção dessa propriedade, mas também a interferência dessa inserção nas suas propriedades mecânicas, no estado fresco e endurecido. Para essas verificações, foram realizados ensaios de avaliação de recuperação de cor, confeccionando-se placas de GRC com inserção de dióxido de titânio nos teores citados, que receberam manchamentos de Rodamina B e de azul de metileno. Posteriormente, foram expostos às intempéries nas diferentes possibilidades de configuração de fachadas: norte, sul, leste e oeste, nas inclinações de 0°, 45° e 90°. Em seguida, foram realizadas medições de coordenadas cromáticas, com o uso de um espectrofotômetro para avaliar a variação de cor das placas. Além disso, foram realizados ensaios de consistência, resistência à compressão axial e resistência à tração na flexão para verificar a influência das adições nas propriedades mecânicas das misturas. Foi verificada uma relação linear entre a adição de dióxido de titânio e os resultados dos ensaios realizados, ou seja, os resultados melhoraram com o aumento da porcentagem da adição de dióxido de titânio. Os resultados de obtenção da propriedade autolimpante foram satisfatórios para os três teores de adição, com destaque para o traço com 7% de dióxido de titânio, que obteve melhores resultados, mesmo que nenhuma das placas tenha sido totalmente limpa. Em relação às propriedades mecânicas, a adição deve influência positiva, tendo o teor de 7% de dióxido de titânio apresentado os melhores resultados.; |
| metadataTrad.dc.subject | GRC; Autolimpeza; Dióxido de titânio; Fibra de vidro; |
| metadataTrad.dc.type | TCC; |
| metadataTrad.dc.date.issued | 2018-06-21; |
| metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11286; |
| metadataTrad.dc.audience.educationLevel | Graduação; |
| metadataTrad.dc.curso | Engenharia Civil; |