Resumo |
O concreto reforçado com fibras de vidro (GRC) vem ganhando destaque em fachadas nos últimos anos, bem como a busca por uma solução para fachadas que apresentam muitas sujidades, demandando tempo e dinheiro para manutenção. Muito se tem falado sobre materiais autolimpantes capazes de recuperarem seu estado natural após serem contaminados com sujeiras. O concreto reforçado com fibras de vidro já foi testado quanto à autolimpeza mediante a inserção de dióxido de titânio em sua matriz e obteve resultados satisfatórios. Com o intuito de buscar a utilização de baixos percentuais de dióxido de titânio em materiais autolimpantes, este trabalho tem por objetivo avaliar a propriedade de autolimpeza de concretos reforçados com fibras de vidro com inserção de dióxido de titânio em suas misturas nos teores de 3%, 5% e 7%, avaliando não só a obtenção dessa propriedade, mas também a interferência dessa inserção nas suas propriedades mecânicas, no estado fresco e endurecido. Para essas verificações, foram realizados ensaios de avaliação de recuperação de cor, confeccionando-se placas de GRC com inserção de dióxido de titânio nos teores citados, que receberam manchamentos de Rodamina B e de azul de metileno. Posteriormente, foram expostos às intempéries nas diferentes possibilidades de configuração de fachadas: norte, sul, leste e oeste, nas inclinações de 0°, 45° e 90°. Em seguida, foram realizadas medições de coordenadas cromáticas, com o uso de um espectrofotômetro para avaliar a variação de cor das placas. Além disso, foram realizados ensaios de consistência, resistência à compressão axial e resistência à tração na flexão para verificar a influência das adições nas propriedades mecânicas das misturas. Foi verificada uma relação linear entre a adição de dióxido de titânio e os resultados dos ensaios realizados, ou seja, os resultados melhoraram com o aumento da porcentagem da adição de dióxido de titânio. Os resultados de obtenção da propriedade autolimpante foram satisfatórios para os três teores de adição, com destaque para o traço com 7% de dióxido de titânio, que obteve melhores resultados, mesmo que nenhuma das placas tenha sido totalmente limpa. Em relação às propriedades mecânicas, a adição deve influência positiva, tendo o teor de 7% de dióxido de titânio apresentado os melhores resultados.; |