Resumo |
A aparência da cidade é um ponto fundamental para a atração comercial e turística de visitantes. Visando isso este trabalho teve como objetivo sugerir a transformação de um trecho da Avenida Osvaldo Aranha, no centro de Canela – RS, em uma via exclusiva de pedestres, analisando qual o impacto que esta modificação causaria no tráfego e no estacionamento das vias adjacentes. A pesquisa foi baseada em revisão bibliográfica abordada na fundamentação teórica, incluindo livros, teses, dissertações, artigos e manuais técnicos que serviram de base para o entendimento técnico e prático do assunto. Foram analisadas a via em estudo e suas vias paralelas de forma a se obter suas capacidades de fluxo de veículos e o número de vagas de estacionamento disponíveis, para tanto, foram realizadas medições no local e contagem manual de tráfego de veículos e de vagas de estacionamento. Buscando antecipar as demandas futuras e dividir o fluxo de veículos desviado da via principal, foi utilizado o método clássico de modelagem de transportes, também conhecido como Modelo 4 Etapas, que consiste em estimar a geração de viagens, a distribuição de viagens, a divisão modal e a alocação de viagens. Com esta modelagem foi possível elaborar uma representação simplificada da situação real, verificando se a capacidade de tráfego das vias vizinhas é suficiente para acolher o desvio de fluxo da avenida a ter o tráfego restringido. Para análise das vagas de estacionamento disponíveis para suprir o fechamento das 90 vagas da Avenida Osvaldo Aranha foram realizadas contagens de veículos estacionados nas vias paralelas, chegando a um valor de 97 vagas em média, além disso, em caso de necessidade foi sugerida a opção de utilizar as 85 vagas do estacionamento do Centro de Feiras Municipal. A capacidade das vias foi estimada por meio da relação da velocidade de fluxo livre e da velocidade empregada em horário de pico, possibilitando saber qual o fluxo máximo que cada via comporta. Pela velocidade empregada o nível de serviço atual das vias se enquadra comoNS C. As contagens foram realizadas em horário de pico e com base nestes dados foi elaborada a matriz origem – destino da etapa de geração de viagens. Com base nos dados de crescimento da frota o fluxo foi estimado para daqui 10 anos e posteriormente o tráfego da Avenida Osvaldo Aranha foi dividido entre as Ruas Danton Corrêa da Silva e Tenente Manoel Corrêa. Neste cenário, em dois trechos o fluxo futuro é maior que a capacidade das vias, sendo que em um deles a saturação ocorre em 2021 e no outro em 2026. Desta forma, duas medidas mitigatórias são propostas para possibilitar a implantação da proposta, alterando os anos de saturação para 2035 e 2036, respectivamente.; |