| metadataTrad.dc.contributor.author | Azevedo, Amanda Vic Ferreira de; |
| metadataTrad.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6531198882244944; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisor | Gómez de la Torre, Alberto Efendy Maldonado; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0850914521365876; |
| metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| metadataTrad.dc.publisher.initials | Unisinos; |
| metadataTrad.dc.publisher.country | Brasil; |
| metadataTrad.dc.publisher.department | Escola da Indústria Criativa; |
| metadataTrad.dc.language | pt_BR; |
| metadataTrad.dc.title | O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça; |
| metadataTrad.dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo central o intuito de analisar a evolução do gênero musical sertanejo para o gênero musical feminejo através da pesquisa qualitativa, investigando o que é gênero musical e explorando a narrativa do feminejo mediante as canções compostas pela cantora e compositora Marília Mendonça. Para tanto, realizamos, primeiramente, um resgate contextual da história do gênero musical sertanejo desde suas origens. A seguir buscamos compreender o movimento feminista, para que tenhamos embasamento na narrativa da concepção do gênero musical feminejo, e exploramos os conceitos de construções do gênero musical tendo como base as identidades da cultura da hibridização. Para desenvolver os objetivos propostos, foi utilizada a combinação de diferentes metodologias e autores e autoras, pesquisadores e pesquisadoras que nortearam os caminhos observados, destacamos dois autores principais que utilizamos para compreender gênero musical e identidade, Néstor García Canclini e Jesús Martín-Barbero. Com relação às metodologias utilizadas, estas são procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas qualitativas, como a análise de algumas composições da cantora Marília Mendonça para identificar os cenários do gênero musical feminejo.; |
| metadataTrad.dc.description.abstract | The objective of this work is to analyze the evolution of the musical genre sertanejo into the feminejo using qualitative research. First, we investigate what a musical genre is and explore the narrative of feminejo through different songs by the composer Marilia Mendonça. Therefore, we conduct a contextual review of the history of the sertanejo musical genre since its origins. In this work, we seek to understand the feminist movement to have a foundation in the narrative of creation for this new musical genre, feminejo, and explore the creation of feminejo using the identities of hybrid culture as a base. To achieve the proposed objectives, we use a combination of different methodologies, authors, and researchers. We highlight two primary authors that we use to understand musical genre and identity, Néstor García Canclini and Jesús Martín-Barbero. The different methodologies are procedures for collecting, analyzing, and combining qualitative techniques, such as analyzing some compositions by singer Marília Mendonça to identify scenes of the feminejo.; |
| metadataTrad.dc.subject | Feminejo; Feminismo; Gênero musical; Sertanejo; Marília Mendonça; Feminism; Musical genre; |
| metadataTrad.dc.subject.cnpq | ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
| metadataTrad.dc.type | Dissertação; |
| metadataTrad.dc.date.issued | 2022-03-14; |
| metadataTrad.dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| metadataTrad.dc.rights | openAccess; |
| metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11240; |
| metadataTrad.dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |