| Autor | Pinto, Pedro Valadão de Figueiredo; |
| Orientador | Moreno, Vicente Nunes; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/2653455822652645; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | A cidade recortada: aproximações entre a montagem cinematográfica e a colagem plástica em "o homem com uma câmera"; |
| Resumo | "A Cidade Recortada" investiga as aproximações operacionais e conceituais entre montagem no cinema e a colagem nas artes plásticas. Partindo de um apanhado histórico, que traça o pensamento técnico e político que resultou na colagem cubista, e, posteriormente, no Construtivismo e na Montagem Soviética, analisa o filme "O Homem com uma Câmera" (1929) de Dziga Vertov para traçar aproximações entre colagem-montagem. A análise do filme se divide em dois subcapítulos. O primeiro, "As Marcas do Fazer", investiga a explicitação do processo colagem-montagem para negar a representação tradicional. O segundo, "A Mobilização da Consciência", analisa aspectos formais da montagem do filme que o aproximam da colagem; |
| Palavras-chave | Colagem; Montagem; Cubismo; Construtivismo; Vertov; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2020-07-21; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11231; |
| Nivel | Graduação; |
| Curso | Realização Audiovisual; |