RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

MALLi: um modelo de auxílio ao aprendizado de inglês por meio da música

Mostrar registro simples

Autor Gernhardt, Janaina Raquel;
Orientador Francisco, Rosemary;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8034080479856691;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título MALLi: um modelo de auxílio ao aprendizado de inglês por meio da música;
Resumo Cada vez mais, nos dias de hoje, o inglês torna-se necessário como segunda língua. Porém, na grande maioria das vezes aprender uma língua estrangeira pode ser exaustivo e acaba-se perdendo a motivação. Usar algo que seja do gosto do aprendiz se mostra efetivo e a música vem sendo usada para manter essa motivação. O uso crescente de dispositivos móveis faz com que todas as coisas possam ser acessíveis de qualquer lugar, o que faz com que seja possível aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. A abordagem de aprendizado MALL (Mobile Assisted Language Learning) apresenta que é possível utilizar os recursos dos dispositivos móveis para ajudar no ensino de idiomas. Neste contexto, este projeto tem como objetivo analisar como a música pode colaborar no aprendizado de inglês utilizando-se MALL. Para isso utilizou-se o método de pesquisa DSR (Design Science Research), que define em etapas como será desenvolvida e avaliada a pesquisa. O modelo MALLi, um Mobile Assisted Language Learning para inglês, foi elaborado pela presente pesquisa. O modelo foi avaliado e observou-se que é possível utilizar-se de um MALL com música para ajudar nos desafios de se aprender inglês;
Abstract More and more, nowadays, English becomes necessary as a second language. However, in the vast majority of times, learning a second language can be exhausting and it is possible to lose the motivation. Using something that is of the apprentice's taste is effective and music has been used to maintain that motivation. The growing use of mobile devices means that everything can be accessible from anywhere, making it possible to learn anytime, anywhere. The learning approach MALL (Mobile Assisted Language Learning) shows that it is possible to use the resources of mobile devices to help with language learning. In this context, this project aims to analyze how music can collaborate in learning English using MALL. For that, the research method DSR (Design Science Research) was used, which defines in stages how the research will be developed and evaluated. The MALLi model, a Mobile Assisted Language Learning for English, was developed by the present research. The model was evaluated and it was observed that it is possible to use a MALL with music to help in the challenges of learning English;
Palavras-chave Música no ensino; Aprendizado do inglês; Segunda língua; Design science research; Mobile Assisted Language Learning; Music in education; Learning english; Second language;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-12-10;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11049;
Nivel Graduação;
Curso Ciência da Computação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística