Autor |
Cabral, Arthur Tassinari; |
Orientador |
Righi, Rodrigo da Rosa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2332604239081900; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Proposição de uma metodologia pedagógica para a apresentação do algoritmo de Shor a iniciantes uma contribuição para o progresso da computação quântica sobre o algoritmo de criptografia RSA; |
Resumo |
O Algoritmo de Shor é um importante algoritmo quântico que está presente na base de muitas pesquisas que tratam do impacto da computação quântica sobre o algoritmo de criptografia RSA. Por meio de sua utilização, e em um ambiente adequado, este algoritmo é capaz de resolver o problema da fatoração prima, pondo em risco o algoritmo RSA, que vale-se deste problema para a estruturação da chave pública. O aprendizado deste algoritmo pode promover a aproximação de estudantes a pesquisas que envolvem o progresso da computação quântica sobre o RSA. Todavia, nota-se que a maioria dos recursos disponíveis para o estudo do Algoritmo de Shor envolvem, em grande parte, a leitura de textos corridos, ou então modelos que abordem o algoritmo sob uma perspectiva bastante técnica, não apresentando um método pedagógico que vise a aproximação a ele. Dado este cenário, o presente artigo objetiva a promoção de uma metodologia pedagógica para a apresentação do Algoritmo de Shor a iniciantes. A metodologia utilizada é uma plataforma web, que apresenta um passo-a-passo educativo, com exercícios de fixação, proporcionando a interatividade do usuário com a aplicação. Verificou-se que a plataforma foi eficiente e eficaz em apresentar o Algoritmo de Shor a iniciantes, mas que pode-se melhorar a abordagem sobre alguns dos passos do algoritmo. O artigo favorece as pesquisas que tratam do avanço da computação quântica sobre o RSA porque é capaz de aproximar a academia e pessoas da área da computação a elas, e desta forma, conseguintemente, beneficia-se a ciência da computação; |
Abstract |
The Shor’s Algorithm is an important quantum algorithm that is present in the basis of many researches that deal with the impact of quantum computing on the RSA encryption algorithm. Through its use, and in an appropriate environment, this algorithm is able to solve the problem of prime factorization, putting the RSA algorithm at risk, which uses this problem to structure the public key. The learning about this algorithm can bring students closer to research involving the progress of quantum computing over RSA. However, it is noted that most of the resources available for the study of the Shor’s Algorithm involve, mainly, the reading of body texts, or models that approach the algorithm from a very technical perspective, without presenting a pedagogical method that proposes a better access to it. Given this scenario, the present article aims to promote a pedagogical methodology for the presentation of the Shor’s Algorithm to beginners. The methodology used is a web platform, which presents an educational step-bystep, with fixation exercises, providing user interactivity with the application. It was found that the platform was efficient and effective in introducing the Shor’s Algorithm to beginners, but that one can improve the approach on some of the steps of the algorithm. The article favors research that deals with the advancement of quantum computing over RSA because it is able to bring academia and people from the area of computing closer to them, and thus, consequently, benefits computer science; |
Palavras-chave |
Computação quântica; RSA; Algoritmo de Shor; Modelo educativo; Plataforma web; Quantum computing; Shor’s algorithm; Educational model; Web platform; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2020-12-09; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11045; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Ciência da Computação; |