Autor |
Romano, Kelly Amorim; |
Orientador |
Amaral, Adriana da Rosa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8210260553342144; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Na cozinha do Masterchef Brasil 2020: uma análise dos memes dos fãs da competição culinária através da #masterchefbr; |
Resumo |
A presente pesquisa tem como foco principal analisar os memes publicados pelos fãs
da competição culinária Masterchef Brasil sobre o novo formato apresentado na 7ª
temporada, através da #MasterchefBr na rede social Twitter. Como forma de
interpretar a maneira que o fã reagiu ao novo modelo adotado pelo reality show,
delineamos dois objetivos específicos, a fim de investigar o efeito dessa mudança. Os
objetivos específicos são: buscar compreender o impacto da substituição do formato
antigo pelo novo devido à pandemia do Coronavírus; e identificar a mensagem e
significado das publicações dos memes pelos fãs do programa com a #MasterchefBr
no Twitter. Para a execução da análise, foi necessário adentrarmos, em um primeiro
momento, nos conceitos teóricos considerados fundamentais para o entendimento do
tema da pesquisa, como os memes no Brasil, a cultura participativa e os fãs. Em um
segundo momento, aplicamos a pesquisa documental por meio da análise de
conteúdo como meio de separar, categorizar e analisar o significado dos memes
tweetados com a hashtag pelos fãs do programa sobre a 7ª temporada do reality show,
assim como observar a repercussão e recepção dos mesmos sobre o novo formato.
Concluímos que, em decorrência da movimentação negativa em torno da
#MasterchefBr sobre o modelo da nova temporada, o reality show entregou um último
episódio como tentativa de compensar a decepção dos fãs da competição culinária.
Palavras-chave: #Masterchefbr. Cultura Participativa e os fãs. Twitter. Reality Show.; |
Abstract |
This research has as its main focus to analyze the memes published by fans of the
Masterchef Brazil culinary competition about the new format presented in the 7th
season through #MasterchefBr on the social network twitter. As a way to interpret the
way the fan reacted to the new model adopted by the reality show, we outlined two
specific objectives in order to investigate the effect of this change. The specific
objectives are to seek to understand the impact of replacing the old format with the
new one due to the Coronavirus pandemic; and identify the message and meaning of
the meme posts by the show's fans with #MasterchefBr on twitter. To carry out the
analysis, it was necessary to enter, at first, the theoretical concepts considered
fundamental for understanding the research theme, such as memes in Brazil,
participatory culture and fans. In a second moment, we applied the documentary
research through content analysis as a means of separating, categorizing and
analyzing the meaning of the memes tweeted with the hashtag by fans of the program
about the 7th season of the reality show, as well as observing the repercussion and
reception of the same about the new format. We conclude that, as a result of the
negative movement around #MasterchefBr about the model for the new season, the
reality show delivered one last episode in an attempt to offset the disappointment of
fans of the culinary competition.; |
Palavras-chave |
#masterchefbr; Cultura participativa e os fãs; Twitter; Reality show; Participatory culture and fans; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-08-02; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11007; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Publicidade e Propaganda; |