Resumo |
O presente trabalho compreende que a música é um elemento importante na geração de sentidos e emoções, por isso o objetivo geral se dá por compreender como ela, na publicidade da Nikon, desperta emoções e sentidos. Para se alcançar esse objetivo apresenta-se no referencial teórico uma trajetória da música desde a criação do cinema até os estudos sobre vídeo para compreender o seu papel no audiovisual; uma discussão pertinente sobre a dimensão da música para além das canções; a consideração das superfícies para geração de sentidos e emoções; o aprofundamento nos elementos do som, música e trilha sonora, e como cada um desses elementos cria sentidos e emoções; e uma breve discussão sobre imagem visual x imagem sonora, já que a pesquisa se propõe a observar uma produção audiovisual. Além disso, foi realizada uma entrevista com o compositor Leo Henkin para complementar o referencial teórico e trazer uma visão do mercado musical para enriquecer a pesquisa. A metodologia se apresenta com a pesquisa qualitativa exploratória, com o método de cartografia, e se aprofunda e observa cada elemento presente no objeto a partir da técnica de dissecação provinda da metodologia de molduras. A análise os compreende e interpreta a partir da base teórica. E os apontamentos feitos demonstram que o objeto contém uma atmosfera harmônica entre imagem visual e imagem sonora com destaque para a canção Welcome Home como elemento central na criação de sentidos e emoções da campanha EU SOU NIKON, o que ajuda a fomentar a mensagem.; |