Mostrar el registro sencillo del ítem
metadataTrad.dc.contributor.author | Veiga, Mariluce Lopes Pedroso; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor | Bonin, Jiani Adriana; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5067996940631872; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title | Educomunicação e cidadania: práticas educativas no contexto da pandemia de COVID-19 em uma turma de escola pública do Rio Grande do Sul; |
metadataTrad.dc.description.resumo | A crise sanitária causada pela pandemia de COVID-19 modificou os cenários comunicacionais, trazendo ainda mais destaque para a comunicação digital e tornando fundamental repensarmos os processos educativos. Este contexto tem demandado transformações e adaptações de forma rápida, como a implantação do ensino remoto emergencial. Considerando este cenário, esta pesquisa busca entender como se configuram as práticas educativas na pandemia a partir de um estudo de caso de uma turma de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul, a fim de entender suas limitações e potencialidades quando pensadas desde uma perspectiva educomunicativa cidadã. Na sua fundamentação teórica foram trabalhados os conceitos de educomunicação crítica; midiatização e mediação e cidadania. A parte empírica foi realizada em dois movimentos. No primeiro foi realizado um questionário para visualizar o contexto e perfil dos estudantes, seguido de entrevistas com estudantes da turma e a professora visando compreender a suas concepções e avaliações com relação às práticas educativas vinculadas ao ensino remoto. A investigação evidencia a produtividade da concepção educomunicativa para pensar os processos de ensino no cenário atual, marcado pelo atravessamento das mídias digitais. Aponta ainda para a a urgente necessidade de redução das lacunas existentes entre o desenvolvimento tecnológico e a estrutura socioeconômica do país, para que as concepções educomunicativas possam realmente se efetivar na amplitude de suas possibilidades, bem como para a necessidade de formação educomunicativa e crítica para ancorar as práticas pedagógicas e os usos das mídias nos processos de ensino.; |
metadataTrad.dc.subject | Educomunicação; Midiatização; Cidadania; Ensino remoto; Pandemia de COVID-19; |
metadataTrad.dc.type | TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2020-12-07; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10997; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel | Graduação; |
metadataTrad.dc.curso | Publicidade e Propaganda; |