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K.O. e Amor de Que: Pabllo Vittar entre o combate e a reafirmação de padrões machistas e heteronormativos

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Autor Costa, Diego Luiz Back;
Orientador Moraes, Cybeli Almeida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8553491916847620;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título K.O. e Amor de Que: Pabllo Vittar entre o combate e a reafirmação de padrões machistas e heteronormativos;
Resumo Este trabalho busca entender como os elementos estéticos dos videoclipes de Pabllo Vittar contribuem para a naturalização da presença e do pertencimento do público LGBTQIA+ em espaços tradicionalmente relacionados ao universo masculino e heterossexual. O trabalho está dividido em três etapas, sendo a primeira um aprofundamento conceitual acerca do audiovisual e da música; a segunda relacionando gênero e publicidade, e a terceira apresentando as características presentes no trabalho de Pabllo Vittar a partir de uma abordagem iconográfica e iconológica dos videoclipes K.O. e Amor de Que. Na análise foram observadas as cenas e a musicalidade dos videoclipes, considerando aspectos como cores, luz, linhas, profundidade, cenários, objetos, figurinos, movimentos de câmera, narrativas e sons. Foi possível concluir que os referidos vídeos se valem de estereótipos para, a partir da presença de Pabllo Vittar em determinados ambientes, tensionar comportamentos machistas e heteronormativos, levantando discussões sobre os espaços a serem ocupados pelo público LGBTQIA+ nos cenários de consumo audiovisual.;
Abstract This work seeks to understand how the aesthetic elements of Pabllo Vittar's music videos contribute to the naturalization of the presence and belonging of the LGBTQIA+ audience in spaces traditionally related to the male and heterosexual universe. The work is divided into three stages, the first being a conceptual deepening about audiovisual and music; the second relating gender and advertising, and the third presenting the characteristics present in the work of Pabllo Vittar from an iconographic and iconological approach to the music videos K.O. and Amor de Que. In the analysis, the scenes and musicality of the music videos were observed, considering aspects such as colors, light, lines, depth, sets, objects, costumes, camera movements, narratives and sounds. It was possible to conclude that these videos make use of stereotypes, based on the presence of Pabllo Vittar in certain environments, to tension sexist and heteronormative behavior, raising discussions about the spaces to be occupied by the LGBTQIA+ audience in audiovisual consumption scenarios.;
Palavras-chave Pabllo Vittar; LGBTQIA+; Machismo; Videoclipe; Publicidade; Chauvinism; Music video; Advertising;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-15;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10991;
Nivel Graduação;
Curso Publicidade e Propaganda;


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