Autor |
Martins, Julia Iankoski; |
Orientador |
Maldonado Gómez de la Torre, Alberto Efendy; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0850914521365876; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Educomunicação: educomunicando para a formação do ser integral; |
Resumo |
Através de processos Educomunicacionais, a presente investigação tem como objetivo compreensão os processos de construção do conhecimento para a formação do ser integral a partir dos conteúdos da Doutrina Espírita abordados em encontros de Evangelização Infantojuvenil. A união dos saberes de áreas da biologia, psicologia, educação, comunicação e tecnologia, possibilita a construção de caminhos para atividades educomunicativas embasadas em teorias e pesquisas de autores construtivistas como Piaget, Vygotsky, Wallon e educomunicativo como Soares. A investigação envolveu evangelizadores, pais e crianças de 7 a 13 anos da Associação Espírita Jesus Salve os Humildes, de Charqueadas/RS, na busca pela compreensão do modo como os usos e apropriações dos processos Educomunicacionais influenciam o desenvolvimento das diversas dimensões do indivíduo; como situações que oportunizem o exercício da autonomia, afeto, respeito e muito diálogo podem contribuir para a construção dos atos de pensar, sentir e agir, e, consequentemente, o desenvolvimento integral da criança. Essa investigação apóia-se na teoria da Transmetodologia de Maldonado (e outros), combinada com a metodologia freirana do diálogo e autocrítica do sujeito; as vivências de Pereira e Hannas; os pareceres descritivos de Kraemer. As práticas educomunicativas desta investigação demonstram potencial desenvolvimento das múltiplas dimensões do sujeito; possibilitam, principalmente, o diálogo entre os sujeitos; promovem o aprendizado compartilhado, bem como, a formação do ser integral, de acordo com os princípios da Doutrina Espírita que visam à formação do cidadão de bem.; |
Abstract |
Through Educommunicational processes, this research aims to understand the processes of knowledge construction for the formation of integral human being from the contents of the Spiritist Doctrine addressed in meetings of Children's Evangelization. The union of knowledge from areas of biology, psychology, education, communication and technology, enables the construction of paths for educommunicative activities based on theories and research of constructivist authors such as Piaget, Vygotsky, Wallon and educommunicative as Soares. The investigation involved evangelists, parents and children from 7 to 13 years old from the Jesus Salve the Humble Spiritist Association of Charqueadas / RS, seeking to understand how the uses and appropriations of the Educommunicational processes influence the development of the several dimensions of the individual; As situations that allow the exercise of autonomy, affection, respect and a lot of dialogue can contribute to the construction of acts of thinking, feeling and acting, and, consequently, the integral development of the child. This investigation is based on Maldonado's (and others) theory of Transmethodology, combined with Freire's methodology of dialogue and self-criticism of the subject; the experiences of Pereira and Hannas; Kraemer's descriptive opinions. The educommunicative practices of this research demonstrate potential development of the multiple dimensions of the person; mainly enable the dialogue between the individues; They promote shared learning, as well as the formation of integral human being, in accordance with the principles of the Spiritist Doctrine aimed at the formation of the good citizen.; |
Palavras-chave |
Educomunicação; Criança; Ser integral; Conhecimento compartilhado; Espiritismo; Educomunication; Kid; To be integral; Shared knowledge; Spiritism; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-07-05; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10984; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Publicidade e Propaganda; |